Farol da Nossa Terra – ATLETISMO – Messias Dias e Catarina Marques conquistaram uma medalha de ouro e duas de bronze na Roménia
sexta-feira, 28 julho 2017

Desporto — Terça-feira, 27 Abril 2010 — 3 Comentários

ATLETISMO – Messias Dias e Catarina Marques conquistaram uma medalha de ouro e duas de bronze na Roménia

Comitiva.jpgA Selecção Nacional de Corta Mato da Liga Portuguesa de Desportos para Surdos (LPDS) representou o nosso país no 9.º Campeonato Europeu de Corta-Mato de Surdos – EDSO, que se disputou, entre 20 e 25 de Abril, na cidade de Oradea – Roménia, evento participado por 76 atletas de 13 países.

Por falta de financiamento para a selecção, a LPDS apenas conseguiu levar dois atletas, fazendo-se Portugal representar pelo vice-campeão de Corta-Mato de Surdos, Messias Dias, do Grupo Desportivo 3 Santos Populares, de Parada – Carregal do Sal, e pela recordista europeia de 3000 metros obstáculos de Surdos, Catarina Marques, da Sociedade União Operária dos Vais (SUOVAIS), de Figueira da Foz, acompanhados por André Veredas, seleccionador e técnico nacional.

A nuvem de fumo e cinzas expelidas pelo vulcão Eyjafjallajökull (Islândia) quase fez adiar a prova para Setembro, pela impossibilidade de alguns países participarem, mas protestos dos vários países não afectados pela nuvem, incluindo Portugal, evitaram o adiamento. No entanto, a selecção portuguesa, chefiada por Rui Oliveira Pinheiro, só conseguiu embarcar no dia 22, às 00h45, portanto três dias depois da partida estipulada (dia 19, às 12h30). Partiram de Lisboa em voo directo para Bucareste e fizeram ali transbordo para Cluj, onde a organização do Campeonato Europeu os foi buscar de automóvel.

Apesar de cansados e sem alimentação adequada por falta de condições nos aeroportos onde aterraram, ao fim de três horas de carro e depois de instalados no hotel, os atletas ainda levavam motivação para efectuar um treino no local da prova.

Messias.jpgCatarina.jpgMessias Dias foi o primeiro português a correr e entrou com o pé direito no Campeonato Europeu de Corta Mato, conquistando a medalha de bronze no Corta-Mato Curto (4 km) no dia 23. Voltou a correr no dia seguinte, dessa vez no Corta-Mato Longo (12 km), e conquistou nova medalha de bronze. Também Catarina Marques correu nesse dia e mais uma medalha foi conquistada pela selecção portuguesa, então com sabor a ouro, no Corta-Mato de Juniores Femininos.

Aos êxitos destes dois atletas acresce a importância de Portugal ter sido o país com mais medalhas conquistadas (uma de ouro e duas de bronze). Parabéns aos atletas, técnicos e responsáveis da selecção, mas fervorosamente de modo muito particular ao atleta do clube carregalense Messias Dias!… Foi mais uma honrosa prestação a reclamar a merecida homenagem do concelho de Carregal do Sal a atletas que lhe dão prestígio a este nível!

Lino Dias

FONTE…>>>

3 Comentários

  1. Amaral diz:

    Mto parabéns!!!!! sao grande vitoria!!! O Povo d portugueses surdos ja ficam orgulhosos!!!
    Bjinhos Amaral

  2. FERNANDO BALTAZAR( Jójó) diz:

    MUITOS PARABÉNS!!!!! A comunidade Surda Portuguesa está orgulhosa. Força Portugal!!!!!!!!!!!

    Fernando Baltazar
    (Jójó)

  3. Jornal dos Surdos "ex.Diário dos Surdos" diz:

    Muitos parabéns…. A comunidade da Surda Portuguesa e também orgulhoso Portuguesa.
    Va va o continua da força POrtugal.

    Director
    Abílio Nunes

Deixe um Comentário


Cronistas
Agenda
Agenda completa
Comentários Recentes
Últimos comentários