Farol da Nossa Terra – Desfile de Carnaval levou às ruas de Carregal do Sal mais de um milhar de crianças
segunda-feira, 24 abril 2017

Escolas — Sexta-feira, 4 Março 2011 — 0 Comentários

Desfile de Carnaval levou às ruas de Carregal do Sal mais de um milhar de crianças

Imagem 074.jpg

Inserido nas actividades escolares, o Carnaval é festejado, ano a ano, pelas crianças das escolas primárias e dos jardins-de-infância. Foi o que voltou a suceder ontem, 03 de Março, em Carregal do Sal, percorrendo as principais artérias da vila, após concentração, às 14h30, frente ao Posto da GNR, como habitualmente, de onde o desfile partiu em direcção à Praça do Município.

À excepção do jardim-de-infância de Cabanas de Viriato, todas as escolas e jardins-de-infância do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal participaram no desfile, o maior de sempre, ultrapassando um milhar de crianças, acompanhadas dos respectivos professores e educadores, aumento esse resultante da recente unificação dos agrupamentos de escolas do concelho, tendo, por isso, como novidade, também a participação das escolas e jardins-de-infância antes pertencentes ao agrupamento de Cabanas de Viriato e que apenas participavam no desfile da Associação do Carnaval daquela vila.

A exemplo de anos anteriores, no desfile participaram ainda o Jardim-de-Infância O Ninho da Santa Casa da Misericórdia de Carregal do Sal, o Núcleo da Associação de Portuguesa de Paralisia Cerebral (APPC) de Oliveira do Conde, alunos dos 2.º e 3.º ciclos, dos cursos CEF e PIEF da Escola Básica n.º 2 de Carregal do Sal, e também muitos familiares das próprias crianças.

Além disso, a alegria das crianças e as fantasias de Carnaval despertaram a atenção das muitas pessoas que o cortejo foi encontrando pelas ruas onde passou, o que fez movimentar uma enorme moldura humana. Toda ela fértil de imaginação, a originalidade das indumentárias espalhou um encanto digno do apreço que o longo cortejo suscitou. A animação musical ao vivo, com um organista instalado no atrelado de um tractor, deu ainda mais vivacidade ao desfile.

Costuma dizer-se que o melhor Carnaval é o das crianças… E foram precisamente as crianças a mostrar que na sede do concelho ainda se reina, à grande, ao Carnaval. Pais, professores e educadores capricharam, a preceito, no visual que cada estabelecimento escolar apresentou, designadamente: Jardim e EB1 de Papízios – borboletas e jardineiros; Jardim do Sobral – cozinheiros, EB1 do Sobral – palhaços; Jardim de Fiais da Telha – pretos, EB1 de Fiais da Telha – minnies e mickeys; Jardim e EB1 de Oliveirinha – lenda do galo de Barcelos; EB1 de Pardieiros – piratas; Jardim de Carregal do Sal – jardineiros, EB1 de Carregal do Sal – 101 dalmatas; Jardim de Beijós – trajes de vários países, EB1 de Beijós – cupidos; Jardim de Casal da Torre – escovas de dentes; EB1 de Casal Mendo – homens das cavernas; Jardim e EB1 de Vila Meã – gotas de água; EB1 de Cabanas de Viriato – palhaços; Jardim de Oliveira do Conde – lagartas, EB1 de Oliveira do Conde – carochinhas e João Ratão; Jardim e EB1 de Póvoa de Santo Amaro – peter pans e fadas sininho; Jardim e EB1 de Parada – joaninhas; Jardim de Alvarelhos – galitos e galinholas, EB1 de Alvarelhos – romanos; Jardim e EB1 de Travanca de S. Tomé – rãs; EB2 de Carregal do Sal – pierrots; O Ninho – morangos; APCV – diversos.

Como sempre tem sucedido, a GNR acompanhou o desfile com eficaz regularização do trânsito e a Câmara Municipal colaborou no transporte das crianças. Além destes imprescindíveis apoios, a iniciativa só foi possível, conforme confirmou o presidente da Comissão Administrativa Provisória do Agrupamento de Escolas, Hermínio Marques, à nossa reportagem, “graças ao empenho de todos os docentes e não docentes das escolas envolvidas e ao apoio da autarquia”, destacando ainda que a coordenação do desfile esteve a cargo do professor Carlos Martelo. À sua satisfação pelo êxito da iniciativa, juntou-se também a satisfação do presidente da Associação de Pais (APDAE), José Abrantes, pelo contributo dado pelas auxiliares de educação geridas pela APDAE, manifestando-se agradado com “a forma ordeira e brilhante como o desfile decorreu”.

O Carnaval é um hábito enraizado no nosso povo que traz momentos de felicidade

– Palavras, em entrevista, de Hermínio Marques, presidente da Comissão Administrativa Provisória do Agrupamento de Escolas, promotora este ano do desfile de Carnaval

ENTREVISTA

Pergunta (P): Tendo o Agrupamento uma direcção provisória, o que prevaleceu para que a Comissão Administrativa pusesse na rua esta edição do desfile de Carnaval, ainda por cima, agora, de âmbito mais alargado?

Resposta (R): Existem várias razões. A primeira, porque o Carnaval é um hábito enraizado no nosso povo que traz momentos de felicidade a quem nele participa, muito especialmente às crianças e aos jovens. Uma segunda razão, é a vontade da direcção do Agrupamento de manter as tradições das unidades extintas, não só esta, mas também outras, como a Festa das Sopas em Cabanas de Viriato ou a Feira da Ladra em Carregal do Sal, etc. A terceira razão, e talvez a fundamental, permitir uma maior aproximação entre o Agrupamento e a comunidade educativa, que é absolutamente essencial para o sucesso escolar.

P: Que meios teve o Agrupamento que dirige para um desfile desta grandiosidade?

R: Antes dos meios, esteve o empenho convicto de todos os docentes e não docentes das escolas envolvidas, abrangendo todo o concelho. Quanto aos meios, tivemos um apoio da autarquia, que agradecemos, e, dentro do nosso orçamento, também contribuímos na medida do possível.

P: Há alguém a destacar em especial?

R: Todos os que participaram são especiais… No entanto, as Educadoras e os Professores do 1.º Ciclo tiveram um papel decisivo neste evento. Os assistentes operacionais e outros elementos não docentes deram igualmente uma ajuda preciosa. O professor Martelo, com a larga experiência que tem neste tipo de eventos, foi uma peça importante para a sua realização. Teremos ainda de referir como peças essenciais os pais e encarregados de educação das crianças e os jovens envolvidos, pois sem eles, obviamente, não seria possível este desfile.

P: Agora também participado por escolas que só desfilavam em Cabanas de Viriato, este desfile não choca com o desfile da Associação do Carnaval de Cabanas de Viriato?

R: Não, em absoluto! São coisas diferentes, mas que se interceptam. O Carnaval de Cabanas de Viriato é uma referência nacional dentro dos eventos carnavalescos. Tenho muito orgulho no Carnaval de Cabanas de Viriato e permita-me dizer que sempre participei no Carnaval de Cabanas de Viriato, tenho retido muitas boas recordações deste Carnaval. O Carnaval de Cabanas de Viriato é espontâneo e essencialmente popular. Nele não há lugar a ritmos importados, escolas de samba, reis oriundos dos programas de televisão da moda ou figurantes. O Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal irá participar com muito empenho e orgulho no Carnaval da Criança em Cabanas de Viriato. Tenho que forçosamente deixar aqui uma palavra calorosa para o presidente da Associação de Carnaval de Cabanas de Viriato pelo convite que nos fez, que muito nos honra, e acrescentar que temos o maior gosto em participar.

P: Não se torna cansativo para as crianças participarem em mais que um desfile?

R: Claro que não! Para elas, é uma alegria enorme este tipo de actividade. Basta olhar para elas… Além disso, existem alguns dias de intervalo entre as duas participações.

Lino Dias

Deixe um Comentário


Cronistas
Agenda
Agenda completa
Comentários Recentes
Últimos comentários