Farol da Nossa Terra – Banda Filarmónica de São João de Areias animou noite do Mês da Leitura em Tábua
quinta-feira, 20 julho 2017

Bibliotecas — Segunda-feira, 4 Abril 2011 — 0 Comentários

Banda Filarmónica de São João de Areias animou noite do Mês da Leitura em Tábua

Imagem 006.jpg

Foi grande o entusiasmo vivido com o espectáculo levado a efeito pela Câmara Municipal de Tábua, através da Biblioteca Municipal João Brandão, na noite do dia 01 de Abril, com lugar no salão polivalente da Escola Secundária de Tábua, integrado nas comemorações do Mês da Leitura – Tábua a Ler +, promovido pela Rede de Bibliotecas de Tábua.

A numerosa assistência, onde se destacavam, entre outras, as presenças de Ivo Portela, presidente da Câmara Municipal, Mário Loureiro, vice-presidente da Câmara, Ana Paula Neves, vereadora da Cultura, Sidónio Costa, presidente da Assembleia Municipal, e Helena Duque, coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, saiu maravilhada com a prestação das crianças da Oficina de Teatro I da Biblioteca Municipal na peça de teatro “Estreia em Hollywood” e com o concerto da Banda Filarmónica de São João de Areias.

Preenchendo a primeira parte do espectáculo, a peça “Estreia em Hollywood”, uma improvisação teatral interpretada por crianças do 1.º ciclo, preparada por Ana Morais, professora de expressão dramática ao serviço do Município, demonstrou, com sentido de humor, as variadas formas de interpretação que um texto pode ter, com acção dominada pela autoridade e pela persistência de uma realizadora que procura, com tantas exigências e tentativas, atingir a perfeição. Só que, quando tudo parece correr na perfeição, surgem percalços e o trabalho da realizadora sofre contrariedades!… Um interessante espectáculo infantil, que a Biblioteca Municipal já tinha estreado no dia 25 de Março na comemoração do dia Mundial do Teatro.

A Banda Filarmónica de São João de Areias, uma das mais jovens e modernas bandas do país, dirigida pelo maestro Pedro Carvalho, rubricou mais um grande concerto, de verdadeiro sucesso, entusiasticamente aplaudido na interpretação dos temas Augusto Alves – Pasodoble, The Best of Phil Collins, Walking on Sunshine, Português Cantado, Medley Xutos & Pontapés, The Thirp Man e Uma Noite em Lisboa, a que se juntou a voz de Cláudia Matos, professora de música, no acompanhamento dos temas The Best of Phil Collins e Walking on Sunshine. Apesar da acústica do polivalente não deixar transparecer toda a qualidade da execução dos temas, a banda galvanizou o público, saindo aplaudida algumas vezes de pé.

No final, por parte da Câmara Municipal em conjunto com o Agrupamento de Escolas, foram entregues lembranças de participação no espectáculo a Ana Morais, professora da Oficina de Teatro da Biblioteca Municipal, e a Vítor Borges, presidente da Direcção da Sociedade Filarmónica de São João de Areias.

O espectáculo deu ainda oportunidade de apreciar trabalhos da disciplina de Educação Visual dos alunos do 3.º Ciclo, paralelamente expostos no salão polivalente. O casamento das artes com a música resultou em pleno, com a juventude no seu melhor!

As comemorações do Mês da Leitura – Tábua a Ler +, além das actividades já desenvolvidas desde e de outras actividades a decorrer nesse âmbito, vão conhecer outro grande momento cultural, dirigido à comunidade, no dia 8 de Abril, pelas 21h00, com o Sarau Cultural animado por José Fanha, nas instalações da Biblioteca Municipal.

Lino Dias

VÍDEO AQUI

Deixe um Comentário


Cronistas
Agenda
Agenda completa
Comentários Recentes
Últimos comentários