Encontro de antigos alunos do extinto Colégio Tomaz Ribeiro de Tondela

1.jpg

Antigos alunos do extinto Colégio Tomaz Ribeiro, de Tondela, reunidos no dia 03 de Dezembro num encontro de convívio, visitaram o velho edifício onde frequentaram o Liceu há várias décadas atrás e reviveram velhos amigos e espaços de saudosa memória, na manhã daquele dia. Foram recebidos por Miguel Rodrigues, Director da Escola Profissional, que funciona agora naquelas instalações.

Também antigas alunas do antigo Colégio de Santa Maria de Tondela (Feminino) se juntaram a esta jornada de saudade, cujas instalações foram depois visitadas por todos os participantes no encontro. Instalações essas agora pertença do Município de Tondela e onde funcionam o Centro de Recursos Culturais Novo Ciclo/ACERT e a sede da Comunidade Intermunicipal Dão Lafões.

Depois da visita, seguiu-se um almoço de convívio, servido no Restaurante “Novo Ciclo”.

Segundo informação de José Manuel Rodrigues Coimbra, principal organizador desta visita, juntamente com Jaime Ferreira, ambos residentes em Tondela, este não foi o primeiro encontro, pois outros têm acontecido, mas realçou o facto de este ter sido organizado num espaço de tempo recorde, através da internet e das redes sociais, garantindo ainda que outros se seguirão futuramente.

15 Comments

  1. Estudei neste colégio nos anos 70 i 71, no tempo em que o Director era o Sro. Carlos, participei numa peça de teatro que foi feita no ginásio, que se Chamava (O ZÉ PETINGA) eu fazia o papel de destribuidor de jornal de noticias da volta ciclista.

  2. frequentei o ctr entre 1961/1967
    uma cena das melhores que presenciei foi na aldeia dos macacos talvez em 66 ou 67:
    —- merdinha estamos ricos—–
    quem foram os protagonistas? ainda se lembram?
    era uma sessão de lerpa às 2 da manhã a um sábado depois do cinema
    fico à espera de “lembraduras”…………………..

  3. Olá colegas. Eu, Aurora Maria Gomes Neves e a minha irmã Maria Julia, de Santa Comba Dão, frequentámos desde 1958 o Colégio de Stª Maria, ao tempo da Dª. Maria do Céu e do Sr. Tenente, Dª Luisa e Engº Joel, Dr. Soeiro e Dª Josefina tendo sido alunas do Dr. Paulo Quintela. Através deste meio, gostava de encontrar alguns dos amigos de então. ( Eu era a menina do sinal no nariz ). Na expectativa de nos podermos reencontrar, cumprimentos a todos e Felicidades no vosso, dia a dia. Aurora Maria

  4. Um abraço a todo o pessoal do CTR.Chamo-me José Manuel Almeida PINTO,sou da Serra da Estrela(Seia-Loriga) e estive no Colégio entre 68/70. 2 anos para fazer as duas secções do 5.º Ano. A minha camarata era junto aos degraus da Capela. Os amigos mais próximos que me lembro eram o DONAS da Covilhã, o BENFICA, o CAXARIA, o GUERRA, o CRUZ de Viseu, o LIOTA. entre outros. O director, O CHEFE,sogro da professora de Matemática, esposa do filho Carlos,sogro da professora de Física, e pai do antigo Presidente da Câmara de Tondela, mas quem nos endireitava era , desculpem. o “Javardo”, que nos mandava ou não ao cinema TEJÁ aos sábados à noite. Alguém se lembra de mim? Espero notícias.
    1 Abraço a todos, José Pinto

  5. Frequentei o colégio Tomas Ribeiro no ano 75/77 tinha um professor de matematica que frequentemente me punha na rua porque me ria muito nas aulas, frequentava a Celeste e uma moça de torigo que se chamava Irene? Juntas naô iamos as aulas de religiaô e moral que eraô dadas pelo padre Leitaô . estou em França à muito tempo e gustaria de entrar em contacto com colégas desse tempo, também andei no ciclo antigo onde esta agora à estatua do imigrant (como eu) . Se alguém me reconhecer faria-me prazer de corresponder . Belém de Mouraz

  6. Gostaria de saber alguma coisa de um aluno que frequentou o colégio Tomas Ribeiro e em 1971 1972 1973 foi estudar para o Técnico em Lisboa , era do caramulo , fez parte da radiai local e chamava se Manuel…. Seabra

  7. Bom dia, tenho alguns documentos e fotos relacionados com o Colégio Tomás Ribeiro que pertenceram ao meu marido que frequentou essa instituição na década de 1960. Há alguém interessado na sua recolha? alguma direcção postal para onde possa enviar? Obrigado

  8. Exma Sra. D. Manuela Trindade
    Se ninguém mostrar interesse na recolha, a administração do Farol da Nossa Terra poderá ficar depositária desses documentos e fotos, fazendo publicação deles, acrescida de informação que lhe pedirá para o efeito. Além disso, sempre que tenha conhecimento de alguma actividade relacionada com o Colégio com oportunidade para isso, a administração do Farol da Nossa Terra comunicará à organização a disponibilidade para empréstimo desse arquivo.
    Aguardo a sua decisão, enviando depois a direcção postal, se for caso disso.
    Ao dispor
    Lino Dias

  9. estudei no colegio tomas Ribeiro en68 69 70 gostaria de saber notiçias de antigos colegas eu vivo en bruxelas e sou de mortagua entre outros tinha como colegas o cruz o guerra o sanches o critino da figueira entre muitos outros un grande abrço do simoes

  10. Alguém lembra do velho Mocho? Era se não me engano o chefe dos prefeitos, malditos.
    Apanhei muito quando aí estive em 71 ou 72, eu era inquieto e eles também, hehe!

  11. Bom dia camaradas que me possam estar a ler: Também estudei nesse colégio, em 1970/1971, no tempo do Artur Galeano, dos Madeira Lopes, o meu primo na peça de teatro em 71, era a Beatriz, andei com o Porca-Ruça, os Almiros o Diniz (da Dinfer-lx), do Casal, do Semêlha, do chauffeur, Sr. Basílio avô da Aida que andava no feminino, do professor de desenho, que em 71, por “culpa minha”, comprou um Triumph Spitfire e pôs-se a artilhá-lo, como era habitual nele, (descanse em paz), sei lá tanta malta que…do prof Leonardo, sei lá …recordações serão mais que muitas, algumas inconfessaveis na altura, ninguém imagina o que eu passei, também sei reconhecer alguns dos meus erros, mas agora poderia desfiar um rosario de situações que até se admirariam, mas para quê…fui um sobrevivente e nunca um subserviente…o “Meirim” que o dissesse…Contactem-me quando quiserem , pois teria todo o gosto em estar convosco e com alguma malta do feminino. Ainda regularmente falo com colegas do feminino que estão a morar aí em Tondela.
    Um abraço
    Mário Esteves

  12. ….também me lembrei agora do Cruz (de Viseu, salvo erro), dos 2 Mariz Santiago, dos Dias (de Seia), do Sarabando, do Sr. Carlos, casado com a Prof…(jóia de senhora), do Prof de O.P.A.N. ou Filosofia, não me recordo, casado com a ….(prof. fisica-quimica), do Morais (perfeito mais velhote que o Fausto-conhecido por Meirim), do outro perfeito da Aldeia dos Macacos, do meu amigo Leote, que encontrei varias vezes em Lisboa, do meu primo também Vitor Serra, de Tabua, conhecido pelo menino do tapete, ano 1967/68 e 68/69, onde entrou também o meu outro primo Diniz ( a tal Beatriz da peça de teatro em 71)…Chega de recordações.
    Agora fico a aguardar, pois terei ainda uma revelação surpreendente a revelar-vos
    Saudações
    Mário Esteves

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*