Farol da Nossa Terra – Comandante dos Bombeiros Voluntários de Santa Comba Dão agraciado pelo Governo com a medalha de mérito de protecção e socorro
quinta-feira, 20 julho 2017

Bombeiros — Quarta-feira, 8 Fevereiro 2012 — 1 Comentário

Comandante dos Bombeiros Voluntários de Santa Comba Dão agraciado pelo Governo com a medalha de mérito de protecção e socorro

rui santos.jpg

Por proposta do presidente da Autoridade Nacional de Protecção Civil, o Governo concedeu ao comandante dos Bombeiros Voluntários de Santa Comba Dão, Rui Manuel Prata dos Santos, através do Ministério da Administração Interna, a Medalha de Mérito de Protecção e Socorro, no grau Prata e distintivo Branco, por ter demonstrado ao longo dos 14 anos em que desempenha as funções de comandante da Base de Helicópteros em Serviço Permanente de Santa Comba Dão “extraordinário exemplo de dedicação, brio e competência contribuindo de forma notável para o cumprimento das missões de protecção e socorro, ao garantir a operacionalidade da mesma 24 horas por dia, 365 dias por ano”.

A distinção foi publicada no Diário da República de 19 de Janeiro último, acrescentando que foram realizadas mais de 3.500 horas de voo a partir daquela base, repartidas por missões no âmbito de combate aos incêndios florestais, busca e salvamento, evacuações aeromédicas e transporte de órgãos, entre outras. Acerca dessas missões, é realçado que “foram resultado de uma entrega, de um rigor e de um profissionalismo exemplares desde sempre observados de forma notável, revelando de forma genuína um desígnio de bem servir”. Nesta distinção ao comandante Rui Santos, é dito ainda: “Possuidor de elevado sentido de serviço público, espírito de missão e enorme capacidade de trabalho, tem conseguido assegurar uma capacidade de resposta operacional oportuna e de qualidade no âmbito do Sistema Integrado de Operações de Protecção e Socorro. Os excelentes resultados operacionais obtidos pelo Helicóptero de Socorro e Assistência (HESA) que acolhe na Base que comanda, em missões marcadamente dedicadas ao apoio à população, têm conferido indubitável prestígio à Autoridade Nacional de Protecção Civil e ao Ministério da Administração Interna.”

Tal prestígio é motivo de orgulho não só para a Associação dos Bombeiros Voluntários de Santa Comba Dão, mas também para todo o concelho. Obviamente que o é também para o próprio agraciado,  conforme o atesta no seguinte depoimento.

Em primeira instância, gostava de confessar que a distinção que recebi me surpreendeu quase tanto como me emocionou. Foi, de facto, com muita honra e indisfarçável orgulho que acolhi a notícia da condecoração, atribuída exactamente no dia em que a decisão foi publicada em Diário da República” – começou por nos dizer Rui Santos.

Faz questão de realçar que a distinção só foi possível com o trabalho de toda a equipa de colaboradores, salientando: “Neste momento importa, a meu ver, realçar que, tendo sido a minha pessoa a face visível da distinção, ela não seria possível sem o empenho e o trabalho dedicado e perseverante de toda uma equipa que inclui tripulações, bombeiros, médicos e demais profissionais ligados à saúde, autarcas, directores e profissionais de outras instituições, que tornaram exequível um serviço de qualidade em prol das populações de toda uma vasta região que, como compreendem, vai muito para além do concelho de Santa Comba Dão”. E é de facto este trabalho de equipa que merece ser enaltecido e reconhecido por todos em qualquer missão de socorro e salvamento”.

O comandante Rui Santos disse ainda que encara o agraciamento que superiormente lhe foi atribuído não apenas como uma recompensa pelo serviço público prestado à comunidade, sustentando: “Encaro-o, sobretudo, como incentivo para o desenvolvimento de futuros projectos de acção em prol da sociedade civil, possíveis se fortemente apoiados em lógicas de cooperação e articulação entre as diferentes instituições públicas e privadas”.

A imposição da insígnia vai acontecer em cerimónia solene, que oportunamente será anunciada.

 

Um Comentário

  1. Amadeu Coelho diz:

    Um abraço de parabéns.

    Amadeu Coelho

Deixe um Comentário


Cronistas
Agenda
Agenda completa
Comentários Recentes
Últimos comentários