Farol da Nossa Terra – Desfile de Carnaval do Agrupamento de Escolas levou um milhar de crianças às ruas de Carregal do Sal
segunda-feira, 24 abril 2017

Carnaval — Sábado, 18 Fevereiro 2012 — 0 Comentários

Desfile de Carnaval do Agrupamento de Escolas levou um milhar de crianças às ruas de Carregal do Sal

Imagem 005.jpg

Inserido nas actividades escolares, o Carnaval é festejado, ano a ano, em muitas terras, pelas crianças das escolas primárias e dos jardins-de-infância. Foi o que voltou a suceder ontem, 17 de Fevereiro, em Carregal do Sal, percorrendo as principais artérias da vila, após concentração, às 14h30, junto ao Posto da GNR, como habitualmente, de onde o desfile partiu em direcção à Praça do Município.

Todas as escolas e jardins-de-infância do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal participaram no desfile, ultrapassando um milhar de participantes, isto sem contar os pais e familiares que se juntaram aos professores e educadores no acompanhamento das crianças.

A exemplo de anos anteriores, além das escolas e jardins-de-infância do Agrupamento de Escolas, também participaram no desfile o Jardim-de-Infância O Ninho da Santa Casa da Misericórdia de Carregal do Sal, o Núcleo da Associação de Portuguesa de Paralisia Cerebral (APPC) de Oliveira do Conde e alunos das Escolas Básicas n.º 2 de Carregal do Sal e de Cabanas de Viriato.

Além disso, a alegria das crianças e as fantasias de Carnaval despertaram a atenção das muitas pessoas que o cortejo foi encontrando pelas ruas onde passou, o que fez movimentar uma enorme moldura humana. Toda ela fértil de imaginação, a originalidade das indumentárias espalhou um encanto digno do apreço que o longo cortejo suscitou. A animação musical desta vez esteve por conta da Associação do Carnaval de Cabanas de Viriato que participou no desfile com dois carros de som.

Costuma dizer-se que o melhor Carnaval é o das crianças… E foram precisamente as crianças a mostrar que na sede do concelho ainda se reina, à grande, ao Carnaval. Pais, professores e educadores capricharam, a preceito, no visual que cada estabelecimento escolar apresentou, designadamente e por ordem no desfile: EB1 de Casal Mendo – cabeças na bola; Jardim de Casal da Torre – arco iris; Jardim e EB1 de Póvoa de Santo Amaro – cogumelos; EB1 de Beijós – pinguins; Jardim de Beijós – piratas; Jardim e EB1 de Vila Meã – pássaros; Jardim e EB1 de Parada – sapos; APCV – homens da luta; EB1 de Carregal do Sal – rebuçados; Jardim de Carregal do Sal – smurphes; EB1 de Cabanas de Viriato – corações; Jardim de Cabanas de Viriato – palhaços e marinheiros; Jardim e EB1 de Oliveirinha – aperta o cinto; Jardim e EB1 de Travanca de S. Tomé – moscas; O Ninho – cucos; EB1 de Oliveira do Conde – árvores; Jardim de Oliveira do Conde – bobos; EB1 de Pardieiros – marcianos; Jardim do Sobral e EB1 do Sobral – marcianos; EB1 de Alvarelhos – energias renováveis; Jardim de Alvarelhos – ratinhos; EB1 de Fiais da Telha – arlequins; Jardim de Fiais da Telha – malmequeres; EB1 e Jardim de Papízios – arlequins do séc. XXI; EB2 de Carregal do Sal – profissões; EB2 de Cabanas de Viriato – diversos.

Como sempre tem sucedido, a GNR acompanhou o desfile com eficaz regularização do trânsito e a Câmara Municipal colaborou no transporte das crianças e com a oferta do lanche.

Além destes imprescindíveis apoios, a iniciativa só foi possível, conforme confirmou o director do Agrupamento de Escolas, Hermínio Marques, à nossa reportagem, “graças ao empenho de todos os docentes e não docentes das escolas envolvidas e ao apoio da autarquia”, enaltecendo também a acção do professor Carlos Martelo, que “coordenou tudo isto”.

Referido pelo director do Agrupamento, este desfile de Carnaval “é uma iniciativa muito importante, muito cultural, uma vez que as crianças têm de começar a divertir-se de pequeninas”. Espera que para o ano haja tolerância de ponto no Carnaval, sublinhando que “não é preciso esperar que estas crianças sejam grandes para se divertirem”.

Voltam a desfilar domingo, a partir das 15h00, dessa vez no Carnaval de Cabanas de Viriato. Acerca dessa participação, disse Hermínio Marques: ”O Carnaval de Cabanas de Viriato é espontâneo e essencialmente popular. Nele não há lugar a ritmos importados, escolas de samba, reis oriundos dos programas de televisão da moda ou figurantes. Também por isso, o Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal irá participar com muito empenho e orgulho no Carnaval da Criança em Cabanas de Viriato”.

 Lino Dias

Deixe um Comentário


Cronistas
Agenda
Agenda completa
Comentários Recentes
Últimos comentários