Farol da Nossa Terra – Alunos e professores de Chaves visitaram o Museu Municipal de Carregal do Sal no Dia Internacional dos Museus
quinta-feira, 17 agosto 2017

Efemérides — Domingo, 20 Maio 2012 — 0 Comentários

Alunos e professores de Chaves visitaram o Museu Municipal de Carregal do Sal no Dia Internacional dos Museus

Imagem 005.jpg

O Dia Internacional dos Museus, efeméride que se assinala desde 1977 no dia 18 de Maio, por proposta do ICOM – Conselho Internacional de Museus, também este ano foi comemorado pelo Museu Municipal de Carregal do Sal, precisamente no próprio dia.

Nesse âmbito, decorreram ali ao longo do dia diversas iniciativas associadas à comemoração, sensibilizando ao mesmo tempo o público a visitá-lo, descobrir a sua história e apreciar as colecções que lhe deram origem. Com essa finalidade, das 09h30 às 17h30, houve visitas guiadas às exposições permanentes de arqueologia, pintura, escultura, etnografia e armaria, direccionadas à comunidade local e ao público em geral, contando ainda com visitas de grupos pré-programadas.

O primeiro desses grupos deslocou-se propositadamente de Chaves para uma visita de estudo ao museu, constituído por três dezenas de alunos do 7.º ano da Escola EB 2,3 Dr. Francisco Gonçalves Carneiro, acompanhados pelos professores de história Virgínia Menezes, Isaura Parada e César Lopes e pela professora de ensino especial Adalgisa Babo. Segundo informação obtida do professor César Lopes, natural de Viseu, a opção por esta visita de estudo em Carregal do Sal partiu da relação de amizade do mesmo com o arqueólogo Evaristo Pinto, director do museu, mantida desde que estudaram juntos, o que lhe tem proporcionado um conhecimento contínuo do trabalho desenvolvido no concelho de Carregal do Sal a nível de inventariação e preservação do seu vasto e importante património arqueológico.

Imagem 013.jpgApós duas horas de viagem em autocarro, o grupo chegou ao museu à hora certa, 11h30. Após as boas vindas do director do museu e da técnica que guiou a visita, o grupo percorreu as salas de etnografia, arqueologia, pintura e escultura, detendo-se por mais tempo na sala de arqueologia, estando a visita de estudo relacionada, objectivamente, com a disciplina de arqueologia. Como tal, o director do museu fez ali uma explicação mais aprofundada dos testemunhos expostos naquela sala, desde a idade da pedra à idade média, despertando ao mesmo tempo curiosidade para a visita guiada, da parte da tarde, a um dos diversos roteiros arqueológicos do concelho. Puderam ainda apreciar a exposição temporária de pintura contemporânea de Marco Oliveira e a exposição de acervo patrimonial da Sociedade Filarmónica de Cabanas de Viriato, integrada nas comemorações do seu 140.º aniversário.Imagem 039.JPG

Depois do almoço, de farnel comido no jardim do museu, o grupo foi levado a visitar parte do circuito patrimonial da Orca e, apesar do tempo apertado, com regresso a Chaves marcado para as 15h30, o grupo fez questão de homenagear Aristides de Sousa Mendes, visitando a Casa do Passal e o Cristo Rei, em Cabanas de Viriato.

Da parte da tarde, o programa de comemoração do Dia Internacional dos Museus incluiu também um atelier de pintura livre, no jardim do museu, com crianças dos jardins de infância de Alvarelhos e Travanca de S. Tomé, a partir das 14 horas. Além disso, o museu recebeu a visita dos formandos da Formação de Competências Básicas do Centro de Emprego, a decorrer em Carregal do Sal.

A comemoração correspondeu às expectativas, com aquilo que, à partida, ia ao encontro dos diversos públicos, e o programa foi rigorosamente cumprido, dentro das potencialidades do Museu” – informou o arqueólogo Evaristo Pinto, director do Museu.

Cabe acrescentar que o museu vai receber no dia 16 de Junho a visita de um grupo de antigos alunos do extinto Colégio Nuno Álvares e no dia seguinte dará vez a uma visita guiada ao Circuito Pré-Histórico Fiais/Azenha promovida pela Associação dos Meninos Diabéticos dos Hospitais Pediátricos de Viseu e Coimbra. Além disso, de 05 a 29 de Junho recebe uma exposição temporária de Desenho Artístico, da autoria de Fábio Miguel Pais Rodrigues.

 Lino Dias

Deixe um Comentário


Cronistas
Agenda
Agenda completa
Comentários Recentes
Últimos comentários