Farol da Nossa Terra – Entrega dos prémios do Concurso de Prosa, Poesia e Ilustração da Rede de Bibliotecas de Carregal do Sal
quinta-feira, 17 agosto 2017

Concursos — Sexta-feira, 15 Junho 2012 — 2 Comentários

Entrega dos prémios do Concurso de Prosa, Poesia e Ilustração da Rede de Bibliotecas de Carregal do Sal

Imagem 003.jpg

Com o intuito de promover a leitura e a escrita, a Rede de Bibliotecas de Carregal do Sal promoveu no ano lectivo 2011/2012 o III Concurso de Prosa, Poesia e Ilustração, em articulação com os departamentos de Línguas do 1.º Ciclo e do Pré-escolar do Agrupamento de Escolas do próprio concelho.

A iniciativa ganhou ainda maior importância e significado ao estar-lhe associada a intenção de assinalar o 175.º aniversário do Concelho de Carregal do Sal, estando, por isso mesmo, esta terceira edição do concurso subordinada ao tema “Carregal do Sal – 175 anos”. Contou com apoio da Fundação Lapa do Lobo, da Rede de Bibliotecas Escolares e da Câmara Municipal de Carregal do Sal.

Aberto a alunos do pré-escolar, dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário e também aos pais e encarregados de educação, o concurso abrangeu as modalidades de Ilustração, Conto e Prosa (texto poético). Paralelamente, as bibliotecas do Agrupamento de Escolas dinamizaram um Campeonato de Língua Portuguesa, com a finalidade de contribuírem para a implementação do acordo ortográfico.

Ontem, 14 de Junho, procedeu-se à entrega dos prémios do concurso e do campeonato no auditório secundário do Centro Cultural de Carregal do Sal, em sessão pública, iniciada às 18h30, sob condução e apresentação de Célia Cortez, e Elisa Morais, professoras coordenadoras da Rede Concelhia de Bibliotecas, e de Rosa Maurício, directora da Biblioteca Municipal, também coordenadora da Rede Concelhia de Bibliotecas. Registou uma boa assistência, próximo da centena de presenças, entre as quais se destacava o vice-presidente da Câmara Municipal, Luís Fidalgo.

Convidada especial, também Helena Duque, coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, marcou presença, participando na entrega dos prémios e dos certificados de participação, juntamente com Aldina Maria, professora responsável das bibliotecas  do Agrupamento de Escolas, e Manuela Amaral, professora responsável pela elaboração dos exercícios do campeonato de língua portuguesa. Oferecidos pela Fundação Lapa do Lobo e pela Rede de Bibliotecas Escolares, os prémios foram assim atribuídos:

Ilustração – 1.º Escalão – Jardim de Infância de Alvarelhos

Ilustração – 2.º Escalão – Filipe Campos da Costa – EB 1 de Oliveirinha

Poesia – 2.º Escalão – Sofia Alexandra Borges de Sousa – EB 1 de Oliveirinha

Poesia – 3.º Escalão – Jacinta Santos Soares de Albergaria – 6.ºA – EB2 de Carregal do Sal

Poesia – 4.º Escalão – Dinis Nunes – 9.º C – EB 2 de Carregal do Sal

Prosa – 3.º Escalão – Anastasiya Danylyak – 6.º A – EB 2 de Carregal do Sal

Prosa – 4.º Escalão – Paula AndreiaPaiva Castelo Branco – 9.º C – EB 2 de Carregal do Sal

Língua Portuguesa – Maria Inês Nunes – 6.º A – EB 2 de Carregal do Sal

Língua Portuguesa – Fernanda Maria Vicente Coelho – 8.º F – EB Aristides Sousa Mendes

Língua Portuguesa – Kátia Figueiras Costa – 10.º C – Escola Secundária Carregal do Sal.

Cada aluno das modalidades de poesia e prosa leu o seu trabalho premiado, surpreendendo muitos deles pela mensagem de exaltação a Carregal do Sal, como estes excertos provam: “Carregal linda vila / De beleza sem fim / Já passei por muitas terras / E nunca vi nenhuma assim”; “Carregal lindo e maravilhoso / 175 anos já lá vão / Estás cada vez mais grandioso / Pois nada fazes em vão”; “Nasceu Carregal do Sal / Terra rica em tradições / Quem este concelho visitar / Leva-o nos corações”; “Agora vou para casa / Que isto já está dito / Venham ver o Carregal / Que é muito bonito”.

Após a entrega dos prémios, os participantes e a assistência foram brindados com alguns bons momentos musicais, subindo ao palco os alunos premiados no concurso musical “A tua estrela não me é estranha”, realizado no dia 6 de Junho na Escola Secundária. À excepção de Ariana Neves, que optou pela canção “Quando”, de João Pedro Pais, todos os outros alunos repetiram as canções daquele concurso, com Bárbara Costa em “Um Contra o Outro”, dos Deolinda, Carina Moreira em Beautiful, de Cristina Aguilera, o grupo Ana Silva, Ana Sousa e Sérgio Silva, em “Imagine”, de Jonh Lennon, e Mariana Cortez em “A Máquina”, dos Amor Electro.

As palavras finais estiveram a cargo da professora Célia Cortez, que parabenizou os alunos premiados e os professores que com eles trabalharam, e agradeceu a todos os que apoiaram esta iniciativa. Tinha razões para se sentir feliz, como deixava transparecer, pois a iniciativa deu boa prova do trabalho meritório que as bibliotecas do concelho desenvolvem em rede.

Solicitada a expressar-se acerca da iniciativa, a coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares afirmou ao Farol da Nossa Terra: “A coordenadora apoia muito estas iniciativas e, como tal, congratula-se com a qualidade do trabalho realizado pelas professoras bibliotecárias em coordenação com a directora da Biblioteca Municipal”. Helena Duque rematou: “Devíamos valorizar ainda mais estas iniciativas”.

Lino Dias

2 Comentários

  1. Célia Cortez diz:

    Este concurso foi o resultado de um trabalho articulado entre as bibliotecas escolares, a biblioteca municipal e os docentes. Trabalhando de uma forma colaborativa, atingem-se melhores resultados.

  2. Teresa diz:

    Exatamente…é um trabalho a continuar! Parabéns a todos e um abraço especial a Alvarelhos!!!

Deixe um Comentário


Cronistas
Agenda
Agenda completa
Comentários Recentes
Últimos comentários