Farol da Nossa Terra – Nova edição da Feira do Livro do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal
quarta-feira, 20 setembro 2017

Feiras — Segunda-feira, 6 Maio 2013 — 2 Comentários

Nova edição da Feira do Livro do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal

IMG_0054.JPG

Visando, acima de tudo, estimular os hábitos e o gosto da leitura nos seus alunos, o Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal inaugurou hoje, 06 de Maio, mais uma Feira do Livro, edição do ano 2013, igualmente com lugar na nave central da Escola Básica n.º 2, onde se manterá até ao próximo domingo.

Coube a uma aluna trajada à moda da época medieval declarar a abertura da sessão, seguindo-se a saudação de boas vindas por parte da professora bibliotecária Célia Cortez, coordenadora da equipa das bibliotecas e da feira do livro, ocasião em que fez notar que a “realização desta grande festa dos livros só é possível graças ao trabalho de uma grande equipa”, nomeando a direcção do agrupamento, o coordenador da própria escola, a coordenadora do centro educativo, a equipa das bibliotecas escolares, as educadoras de infância, os professores do 1.º ciclo e de português, a equipa de educação especial, os funcionários, a biblioteca municipal, os alunos e encarregados de educação.

A pretensão de celebrar o prazer de ler e enaltecer os livros e os seus autores, conforme havia referido Célia Cortez, encontrou agradável retorno da parte das diferentes turmas de alunos que animaram a sessão da inauguração, com contos, declamações, música e canções, deliciando a numerosa assistência de directores, professores, educadores, funcionários, alunos e convidados.

Também a turma B da educação pré-escolar do vizinho Centro Educativo Nun’ Álvares participou na animação, iniciando-a com a canção “Malmequer”, muito bem preparada e a constituir um belo momento de candura e graciosidade. Os rostos da assistência enterneceram-se e as palmas soaram sinceras e merecidas. Estava dado o mote para outros momentos agradáveis, conforme se veio a confirmar no desempenho dos alunos de diferentes turmas.

Sucederam-se os alunos do 4.º C com “As letras”, de António Mota, jogando com as letras do alfabeto na indicação de diversos nomes iniciados por cada uma delas. A turma do 5.º C apresentou o conto “O céu está a cair”, de Luísa Ducla Soares, falando de uma galinha assustada que acaba por assustar outros animais e armar uma grande confusão. Alunos do 5.º E declamaram frases célebres de pensadores famosos. “A mãe que chovia”, de José Luís Peixoto, pôs alunos do 6.º A a exaltarem o amor incondicional das mães. Também a canção “Os livros” foi interpretada por alunos do mesmo ano, mas da turma C. A declamação do poema “Mar Português”, de Fernando Pessoa, fez brilhar um aluno do 7.º E, e o mesmo sucedeu com três alunos da mesma turma na leitura dramatizada do texto “A bela infanta”, de Almeida Garrett, uma das mais belas narrativas poéticas da tradição oral portuguesa. A equipa de educação especial e alunos dessa área finalizaram a animação de forma divertida e contagiante com a canção do filme “Ler, Ler, Ler”, vencedor do concurso BiblioFilmes Festival 2013.

No final, Célia Cortez agradeceu as presenças e as colaborações nesta actividade, convidando depois o director do Agrupamento de Escolas a proceder ao encerramento da sessão. Hermínio Marques elogiou a prestação das diversas turmas e deu os parabéns aos alunos e professores, assim como à equipa organizadora da feira do livro, concluindo com a seguinte mensagem, dirigida aos alunos: “Agarrem-se aos livros, a estes e outros, porque o livro é a melhor coisa que podem ter!”.

A partir daí, todos percorreram as bancas recheadas de livros, folheando e apreciando aqueles que lhes despertavam mais interesse. Este ano a feira tem livros de diversas editoras, fornecidos em maioria pelas empresas grossistas José de Almeida Gomes e Filhos, de Coimbra, e LEYA, de Alfragide (Amadora), e também pelo grupo Porto Editora e pela livraria PsicoSoma, de Viseu.

De acordo com calendário estabelecido, todos os alunos do Agrupamento estão a visitar à feira, a qual está também aberta ao público em geral, das 09h00 às 17h30 até sexta-feira e das 15h00 às 18h00 no domingo, praticando redução até 25% no preço dos livros.

Lino Dias

2 Comentários

  1. Cristina Lares diz:

    Obrigada pela forma “carinhosa” com que descrevem a nossa participação.

  2. Teresa diz:

    Parabéns a todos! Ouvi dizer que essa atuação das crianças do Pré Escolar (turma B) foi um encanto! Parabéns a todos (e à sua educadora Cristina Lares)!
    Um abraço

Deixe um Comentário


Cronistas
Agenda
Agenda completa
Comentários Recentes
Últimos comentários