Festas do Concelho de Carregal do Sal voltaram a reunir os quatro grupos folclóricos do próprio concelho

IMG_3650.JPG

Inserido na programação das Festas do Concelho, o festival de folclore com os grupos do próprio concelho alegrou a tarde de domingo, 17 de Julho, reunindo à sua volta grande número de apreciadores das tradições etnográficas.

Como disse Fernanda Ribeiro, presidente da direcção do Grupo Folclórico D’ Alegria de Vila Meã, primeiro a actuar, são tantas as vezes que os ranchos do concelho dançam pelo país fora e só as Festas do Concelho têm sido ocasião para se juntarem todos num mesmo espectáculo. Foram, por isso, merecidos os parabéns à organização das festas pela iniciativa, assim como foram merecidos os aplausos que essa afirmação colheu do público e dos grupos ali reunidos.

Depois daquele rancho, exibiram-se o Rancho Infantil Cravos e Rosas de Vila Meã, o Rancho Folclórico Flores da Beira de Travanca de São Tomé e o Grupo de Danças e Cantares da Sociedade Filarmónica de Cabanas de Viriato. Do mesmo concelho, mas com estilos distintos, todos encontraram boa receptividade do público, que não se fez rogado nos aplausos em cada dança, premiando não só o seu bom folclore como também o esforço de o exibir debaixo de uma tórrida temperatura, que levou a organização a alterar o horário do festival das 17 para as 18 horas e a mudar o local de actuação para o palco principal, por proporcionar mais sombra, facto que Fernanda Ribeiro também elogiou e agradeceu.

O festival mostrou mais uma vez que o folclore é presença imprescindível nas Festas do Concelho, como tradição que ali ainda é mantida depois de perdidas as tradicionais actividades recreativas (panelas de barro, gincanas, mastro do sebo, velhada em bicicleta, etc.).

Lino Dias

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*