Farol da Nossa Terra – Aniversário do espaço cultural CARMO’81 de Viseu
quinta-feira, 17 agosto 2017

Associações — Sexta-feira, 19 Agosto 2016 — 0 Comentários

Aniversário do espaço cultural CARMO’81 de Viseu

unnamed.jpgO espaço CARMO’81 faz um ano agora e os Savanna são a banda convidada para a comemoração do aniversário.

Será no dia 26 de Agosto, próxima sexta-feira, a partir das 19h00 e até às 02h00.

CARMO’81 é o nome dado ao projecto cultural que agora ocupa o espaço de um antigo armazém de motores de rega e alfaias agrícolas em pleno centro histórico de Viseu.

É a sede da Acrítica Cooperativa Cultural e abriu portas ao público em Agosto do ano passado.

Ao longo de doze meses acontecerão exposições de pintura, fotografia, edição de autor e ilustração; ciclos de cinema; sessões de curtas-metragens; documentários; longas-metragens de produção independente; djsets; concertos; workshops; seminários; apresentações de livros, revistas e fanzines; residências artísticas, num total de cerca de 80 eventos.

O CARMO’81 assume a forma de cinco salas camaleónicas que se alteram em função do que nelas acontece.

A sala de entrada, em que é disponibilizado um serviço eventual de bar e cafetaria, é também uma loja de objectos usados com livros, cds, discos de vinyl, revistas, fanzines, edições de autor, cartazes de cinema, dvds e roupa, enquanto as paredes se cobrem de ilustrações de artistas de Viseu também para venda.

A Sala Maior é onde acontecem as sessões de cinema, as exposições de maior escala e os concertos onde, entre outros, já estiveram Capitão Fausto, Old Jerusalem e Jibóia.

A última sala é um pátio a céu aberto e apresenta-nos o ex-líbris do espaço: a cabeça de um lince ibérico tridimensional com cinco metros de altura, construído com lixo reciclado, resultado de uma residência artística de Bordalo II.

A gestão e programação é feita pelos cooperantes que fazem parte da Acrítica C.R.L. Têm formação em áreas diferentes que variam entre o design, fotografia, animação sócio-cultural, arquitectura, educação e outras, o que, segundo eles, enriquece o projecto e lhe permite mais amplitude.

Agora, apesar de temporariamente fechados para umas pequenas férias, estão a preparar a festa que, para além dos Savanna, incluirá djsets, jantar volante e um ‘bar de gin’.

.

Acrítica Cooperativa Cultural

Deixe um Comentário


Cronistas
Agenda
Agenda completa
Comentários Recentes
Últimos comentários