Farol da Nossa Terra – Restaurante Zé Pataco acolheu o Chef Vitor Sobral no ciclo de conferências “Nelas por Vocação”
quarta-feira, 24 maio 2017

Conferências — Sexta-feira, 27 Janeiro 2017 — 0 Comentários

Restaurante Zé Pataco acolheu o Chef Vitor Sobral no ciclo de conferências “Nelas por Vocação”

unnamed (3).jpg

O Chef Vitor Sobral foi o convidado especial de mais uma Conferência “Nelas Por Vocação- 10 Conferências, 10 Convidados”, realizada ontem no Zé Pataco em Canas de Senhorim, restaurante de eleição e uma das referências da gastronomia beirã além-fronteiras.  

Sala cheia para mais uma conferência descontraída e muito participada, debateram-se questões pertinentes sobre a protecção e valorização da Identidade Portugal, e de cada Concelho, por via da gastronomia tradicional portuguesa cuja riqueza e diversidade, diz o Chef Vitor Sobral, não conhecer outra no mundo! Da região beirã foram realçados e aplaudidos vários produtos endógenos, foi mais uma vez reconhecido o empenho na qualidade a todos os produtores locais, nomeadamente, de vinhos e queijos, que ontem estiveram presentes.

O Chef Vitor Sobral, grande referência da gastronomia nacional é conhecido pela sua forma única de interpretar e modernizar pratos tradicionais portugueses, sendo mestre a conservar temperos e sabores tipicamente nossos. Testemunhou que desde muito novo se sentia bem na cozinha e que aos 14, 15 anos não teve dúvida da carreira que queria pra si, tendo iniciado a sua formação na Escola de Turismo do Estoril. Defendeu mais uma vez que a cozinha portuguesa é das mais ricas do mundo, mas que é pouco divulgada até pelos portugueses. “Temos uma diversidade regional que poucos países têm, alimentos de qualidade quer em peixes, legumes, carnes ou até mesmo ervas aromáticas, que nos permitem confeccionar pratos diários como não se encontra em mais nenhuma cozinha. Sabemos produzir queijo e vinho como poucos, havendo aí uma enorme oportunidade para a internacionalização da gastronomia portuguesa e dos vinhos portugueses, sobretudo se a aposta for na criação de mais pontos de venda de vinhos, ou seja, mais restaurantes portugueses no mundo”, sublinhou.

José Borges da Silva, Presidente da Câmara Municipal de Nelas, congratulou-se com a presença do Chef Vítor Sobral, salientando que esta iniciativa do Ciclo de Conferências promove uma dinâmica cultural e informativa única para um concelho do interior à partida desfavorecido em oportunidades regulares como esta que traz convidados de temas tão diversificados, valoriza os espaços e lugares do concelho, e une as pessoas em torno do querer saber mais! Agradeceu também a presença de representantes das áreas da restauração, hotelaria, produção de vinho e do queijo, associações do concelho, bem como o papel que têm no desenvolvimento da economia local e regional.

Restaurante moderno e acolhedor, o Zé Pataco destaca-se pela sua excelente cozinha regional beirã. Aberto ao público desde 1977 pela mão de José da Costa Santos, o restaurante Zé Pataco resulta da experiência acumulada do seu fundador em vários hotéis e restaurantes da região. Começando por ser um pequeno snack, particularmente apreciado pelos trabalhadores das Minas da Urgeiriça e da Companhia Portuguesa de Fornos Eléctricos, rapidamente fez furor junto da população da região, o que impôs a introdução constante de melhorias, culminado, já em 1998, com a mudança para as actuais instalações. Constituído por um restaurante, um salão para eventos e um jardim com interessantes recantos, acompanhado por uma relva imaculadamente tratada, o complexo é nos dias de hoje também muito utilizado para festas e banquetes. Recentemente galardoado na “Selecção Gastronomia e Vinhos Viseu Dão Lafões” numa iniciativa promovida pela AHRESP

O projecto “Coletivo Orelhas Moucas” introduziu o tema com a conhecida música “Uma Casa Portuguesa” de Amália Rodrigues e com a declamação de um poema popular do cantor Quim Barreiros, seguida de uma receita do próprio Vítor Sobral _ conceito artístico “Canções a Condizer”, num encontro brilhante entre poesia e música. Este projeto irá acompanhar as restantes Conferências, culminando com um concerto resultante da soma dos momentos musicais estruturados para cada uma, para além de uma exposição fotográfica, livro resumo e um filme/ vídeo resumo desta iniciativa.

“Nelas por Vocação: 10 Conferências, 10 Convidados” pretende trazer para o espaço público, uma quinta-feira por mês, a discussão de grandes temas relacionados com a realidade, local e nacional, conduzida sempre por um convidado público, abrangendo desde a música a escultura; a literatura à pintura; a arquitectura à gastronomia; ou a investigação científica à religião.

A Conferência do próximo mês de Fevereiro tem lugar no dia 23 na sede da ContraCanto Associação Cultural, na Lapa do lobo, com a presença do conhecido actor Victor de Sousa.

.

GCRP Câmara Municipal de Nelas

Deixe um Comentário


Cronistas
Agenda
Agenda completa
Comentários Recentes
Últimos comentários