Farol da Nossa Terra – Sernancelhe:16 Associações criam as sopas do 4º Festival de Sopas e Encontro de Ranchos
segunda-feira, 27 março 2017

Gastronomia — Quarta-feira, 1 Fevereiro 2017 — 0 Comentários

Sernancelhe:16 Associações criam as sopas do 4º Festival de Sopas e Encontro de Ranchos

unnamed (3).jpgO Município de Sernancelhe vai realizar, nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro, no Expo Salão, a quarta edição do Festival de Sopas e Encontro de Ranchos. Aliando a vertente gastronómica à etnografia, a autarquia dá assim continuidade a um evento que foi muito bem acolhido pelo público, contando este ano com 16 associações do Concelho que têm como missão produzir outras tantas sopas que falem da tradição e da cultura sernancelhense e beirã. Integrado no evento está também a apresentação do livro “A Doçaria Portuguesa” e a atuação de uma dezena de ranchos e grupos de música tradicional.

Tendo como grande objetivo dar a conhecer o Concelho de Sernancelhe enquanto território onde a gastronomia é um elemento cultural secular, o Festival de Sopas é um evento que define uma aposta clara nos saberes e nos sabores de antigamente, recupera as receitas e as técnicas de confeção diferenciadoras das aldeias do Concelho e associa-lhes os produtos da terra, na sua maioria biológicos e colhidos nas hortas e quintais ao redor dos núcleos das freguesias. A sopa é o resultado desse saber que passou de geração em geração e que, caso agora não fosse impulsionado com iniciativas como o Festival de Sopas, corria o risco de se perder.

A poucos dias da quarta edição, nota-se que o número de associações que concebem as sopas tem vindo também a aumentar, sendo agora representativas de praticamente todas as freguesias do Concelho. Percebe-se, aliás, nestas agremiações a preocupação em inventariar as receitas tradicionais de cada comunidade para garantir a sua perpetuação, processo determinante para que o Concelho disponha, dentro de alguns anos, de perto de uma centena de sopas que explicam o seu passado.

Por outro lado, a organização associa ao certame a vertente cénica e musical de base tradicional, de cujos ranchos folclóricos são os maiores embaixadores, proporcionando aos visitantes um encontro com uma dezena de ranchos do Norte e Centro de Portugal.

Durante três dias, o Festival das Sopas, que terá entrada livre e mais de uma dezena e meia de sopas em prova, contará com uma exposição etnográfica das artes e dos ofícios de antigamente, onde não faltarão as antigas cozinhas da aldeia, as tabernas e os espaços agrícolas típicos dos meios rurais.

Tirando proveito do espaço do Expo Salão, e com a colaboração de associações, juntas de freguesia, restaurantes locais, contando com o extraordinário contributo da Escola Profissional de Sernancelhe e com os alunos e formadores do curso de Cozinha e Restaurante/Bar, o Município de Sernancelhe pretende que o fim-de-semana de 17, 8 e 19 de fevereiro continue a ganhar espaço no calendário nacional de eventos.

Paulo Pinto, Técnico de Comunicação

Deixe um Comentário


Cronistas
Agenda
Agenda completa
Comentários Recentes
Últimos comentários