Livro: A inauguração da Linha da Beira Alta em 1882

livro.jpgA Universidade de Lisboa foi palco, na passada segunda-feira 6 de Fevereiro, do lançamento de “A inauguração da Linha da Beira Alta em 1882″.  A apresentação do livro de Hugo Silveira Pereira deu-se no auditório do Caleidoscópio numa sessão que apanhou o comboio para um retrato de época.

A obra “A inauguração da Linha da Beira Alta em 1882″ acaba por ser uma ponta solta da pesquisa sobre a Linha do Tua coordenado pelo professor Eduardo Beira. O projecto em que esteve envolvido trabalhou no resgate da história da linha transmontana para memória futura. A obra tem origem nesse projecto, onde recupera uma narrativa de viagem publicada em França –  Les Fêtes en Portugal, inauguration du chemin de fer de la Beira-Alta. Voyage de la famile royale. Notes et souvenirs de voyage – no ano de 1883 por B. Wolowski. O relato do estrangeiro empresta, nos dias de hoje, vários níveis de leitura do enredo histórico associado ao final do Séc. XIX, explorados no livro.

A obra “A inauguração da Linha da Beira Alta em 1882″, além de Lisboa, será apresentada publicamente em Viseu, no Instituto Politécnico, no próximo dia 14 de Fevereiro.

.

Notícia completa AQUI

1 Comment

  1. Boa noite amigos. Gostava que alguém me esclarecesse como conseguir um exemplar da obra para o meu espólio ferroviário. O editor, o amigo e ilustre Lino Dias possui todos os meus contatos, de qualquer forma sou o ANTONIO JOAQUIM TEIXEIRA DA SILVA, com o mail “texasselvagem”, o móvel 933493600 e domicílio profissional no Serviço de Finanças de Gondomar-1 (1783), 4420-195 Gondomar (funcionário 12405).
    Eventualmente irei precisar de mais exemplares que depois confirmarei.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*