Farol da Nossa Terra – Clube dos Pensadores a alta velocidade com Tiago Monteiro
quarta-feira, 28 junho 2017

Conferências — Sexta-feira, 10 Março 2017 — 1 Comentário

Clube dos Pensadores a alta velocidade com Tiago Monteiro

unnamed.jpg

Foi uma noite diferente, no dia 9 de Março, em que se falou de velocidade, corridas, Fórmula 1, Indy Car, WTTC  e um pouco da vida de Tiago Monteiro.

Pela primeira vez numa sessão do Clube, quando Joaquim Jorge entrou com Tiago Monteiro as pessoas bateram palmas. Foi o debate mais rápido até hoje realizado.  Tiago Monteiro respondeu a todos as perguntas como corre: rápido e eficiente. Joaquim Jorge, apercebendo-se que as pessoas não queriam fazer mais  perguntas, mas tirar uma selfie e terem um autógrafo, terminou o debate pelas 22h30, ficando Tiago Monteiro com os seus fãs do Clube dos Pensadores.

Esteve presente o campeão de Enduro e participante no Rally Dakar Pedro Bianchi Prata, ex-aluno e amigo de Joaquim Jorge, fundador do CdP.  Falou da sua experiência no Dakar e da dificuldade e dureza dessa prova.

Joaquim Jorge fez uma apresentação de Tiago Monteiro que obteve a melhor classificação de um piloto português na Fórmula 1, com o 3º lugar na Grande Prémio dos Estados Unidos da América. O ano passado ficou em 3.º lugar no campeonato de WTTC. Espera este ano ser o seu ano e tornar-se campeão.

Tiago Monteiro começou por confessar que foi com surpresa mas com agrado que aceitou o convite de Joaquim Jorge. Com 20 anos de carreira sente-se um privilegiado por fazer aquilo que gosta.

Em dia de corrida, diz que tem que acordar muito cedo, falar com os seus engenheiros e mecânicos, comer o melhor possível, mas o mais importante é estar ligado ás pessoas. Afirma que por trás do piloto há muita gente que proporciona a sua organização e muito trabalho de equipa.

Questionado por Joaquim Jorge pela possibilidade de aceitar dar o nome como embaixador português para a Fórmula 1 voltar a Portugal, disse que aceitaria com todo o gosto.

É um apaixonado por circuitos citadinos, pois há mais risco e exige uma concentração superior.

Como pista, gosta mais do circuito do Porto, porque tem mais locais de ultrapassagem. Vila Real também é muito bom, mas na sua opinião deveriam criar uma forma de ter um verdadeiro ponto de ultrapassagem.

Sobre Muller, diz que não o assusta mas que é uma grande vantagem para a Volvo.

Para Tiago Monteiro, WTCC é o seu tipo de corridas preferido, pois quando saiu da F1 encontrou uma família na WTCC e agora não pensa trocar.

Quanto aos pilotos, considera que têm que ter um pouco de loucura e de talento mas a máquina é muito importante. Sem uma boa máquina não é possível conseguir bons resultados.

Sobre a prevenção rodoviária, afirma que faz várias campanhas para que os jovens entendam que são coisas diferentes e que têm que ter cuidado nas estradas. “Uma coisa é conduzir numa pista, outra coisa é conduzir na estrada ” cita.

Termina dizendo que sente uma frustração muito grande em relação a outras modalidades pois há portugueses com excelentes resultados  e o futebol é que tem sempre o protagonismo. Tenta promover as outras modalidades nas redes sociais.

O Clube dos Pensadores depois de temas diferentes volta à política no seu 11.º aniversário no dia 27 de Março.

Um Comentário

  1. Graça Ribeiro Silva Godinho diz:

    Gostei de ler,
    gostaria de ter ido mas estava no Douro.

Deixe um Comentário


Cronistas
Agenda
Agenda completa
Comentários Recentes
Últimos comentários