Farol da Nossa Terra – GNR: Operação europeia de fiscalização aos comboios internacionais e nacionais
sábado, 19 agosto 2017

Segurança — Quinta-feira, 16 Março 2017 — 0 Comentários

GNR: Operação europeia de fiscalização aos comboios internacionais e nacionais

unnamed.png

A Guarda Nacional Republicana e a Polícia de Segurança Pública intensificaram, nos dias 14 e 15 de março, o controlo e a fiscalização nos comboios internacionais e nacionais, bem como nas estações ferroviárias localizadas nas respetivas áreas de responsabilidade, em todo o território nacional.
A operação foi realizada em coordenação com o Serviço de Estrangeiros e Fronteira (SEF), REFER, CP e FERTAGUS, tendo sido fiscalizadas 289 estações ferroviárias, destacando-se os seguintes resultados operacionais:

·         485 comboios fiscalizados;

·         566 bagagens fiscalizadas;

·         3 094 pessoas fiscalizadas;

·         35 449 doses de haxixe apreendidas;

·         1 370 doses de cocaína apreendidas;

·         160 doses MDMA apreendidas;

·         32 indivíduos detidos;

·         225 autos de contraordenação levantados.

A operação “13th 24BLUE RAIL ACTION DAY” é uma iniciativa da European Network of Railway Police Forces (RAILPOL –www.railpol.eu/site/home), na qual a GNR é o representante nacional, e visou realizar controlos simultâneos nas principais linhas ferroviárias europeias, com vista ao aumento da segurança nestas vias, melhorar a eficácia no combate ao crime e reforçar a cooperação entre Estados-membros.

Durante a operação foi dado ênfase ao controlo de entradas e saídas de pessoas e bens, no sentido de prevenir e combater os seguintes tipos de criminalidade: furtos/roubos em estações e comboios; furto de metais não preciosos em estações, linhas, comboios e sinalização; imigração ilegal; tráfico de estupefacientes; criminalidade relacionada com comportamentos agressivos ou antissociais e criminalidade relacionada com comboios de carga e grafitis, danos e vandalismo.

Decorrente desta operação destaca-se a ação do Comando Territorial de Aveiro que apreendeu no dia 14 de março, mais de 17 quilos de haxixe e deteve em flagrante delito um homem de 29 anos por tráfico de estupefacientes no âmbito desta operação, em Ovar.

O indivíduo, que tinha consigo quantidade de droga suficiente para 200 doses, foi intercetado pelas 09:30 horas quando o comboio se deslocava entre as cidades de Ovar e Esmoriz.

No decurso da detenção foi realizada uma busca domiciliária à residência do detido, em Oliveira do Douro – V. N. Gaia, resultando na apreensão de:

·         32 800 doses de haxixe;

·         1 370 doses de cocaína;

·         160 doses de MDMA;

·         Uma pistola 6.35mm;

·         Uma estufa para produção de cannabis;

O detido ficou em prisão preventiva.

.

Comunicado GNR

Deixe um Comentário


Cronistas
Agenda
Agenda completa
Comentários Recentes
Últimos comentários