Farol da Nossa Terra – Tradição e inovação cumpridas!
segunda-feira, 24 abril 2017

Tradição — Segunda-feira, 20 Março 2017 — 0 Comentários

Tradição e inovação cumpridas!

unnamed (1).jpg

O todo terreno e o bucho voltaram a ocupar o lugar de relevo em mais um Raid do Bucho e Outros Sabores, organizado pelo Clube Escape Livre, que decorreu no último fim de semana, entre a Guarda e a aldeia de Freineda. A oitava edição privilegiou a região mais a sul do distrito e atraiu uma caravana proveniente de norte a sul do país, de Braga a Lisboa, da Maia a Viseu para a conquista dos sabores e da adrenalina.

O sucesso deste passeio não se esgota, seja pela possibilidade de incluir todas as marcas e modelos 4×4 – e onde o Dacia Duster 4×4 é viatura oficial – seja pela tradição gastronómica, ou ainda pela forte aposta no património histórico e cultural que em cada ano reúne no distrito da Guarda novos aventureiros. O 8º Raid do Bucho e Outros Sabores é um dos grandes pontos de encontro anuais para os que apreciam o todo terreno e a descoberta de uma região com recantos e paisagens inesgotáveis.

O passeio contou com diversos momentos altos, desde logo a encenação no interior da sé da Guarda relativa à consagração da Sé, no séc. XVI, e a subida à cobertura exterior pela estreita escada em espiral, uma forma diferente de conhecer a história da catedral que demorou quase dois séculos a ser construída. Rechearam o programa as visitas ao castelo de Belmonte e à exposição “Ceuta Ontem. Ceuta Hoje”, ao castelo do Sabugal, à aldeia de Marmeleiro, onde, junto ao forno a lenha comunitário se provou o pão, os bolos e a marmelada caseira, ao castro do Jarmelo e à Aldeia Histórica de Castelo Mendo, onde decorreu um reforço de pequeno-almoço. Oportunidade ainda para o Clube estrear e oferecer o novo troféu Spal aos participantes, bem como de sortear o relógio da reputada marca TW Steel.

Em termos de principais desafios, destaque para os trilhos estreitos e sinuosos, mas também alguns estradões até Belmonte, a subida da calçada romana em Sortelha e a passagem a vau após o Paraísal, junto ao rio Côa.

No último dia, repetiu-se a tradicional chegada à aldeia de Freineda, onde o ambiente da Festa do Bucho já se fazia sentir. Após a cerimónia evocativa das guerras peninsulares, junto ao quartel do duque de Wellington, no largo de Santa Eufêmia a música e os aromas dos enchidos, do bucho, dos queijos, pão e vinho mostraram-se consistentes com as provas. A 12ª Festa do Bucho e Outros Sabores incluiu o almoço que este ano manteve a habitual adesão de centenas de pessoas.

O 8º Raid do Bucho e Outros Sabores tem como viatura oficial o Dacia Duster 4×4 e o apoio institucional da Junta de Freguesia de Freineda, Turismo do Centro de Portugal e Municípios da Guarda, Belmonte e Sabugal. Conta com o patrocínio da Valorpneu, Bridgestone, First Stop, Spal, TW Steel, IMB Hotels, Intermarché, Águas do Vimeiro e Scutvias. O apoio à divulgação é da Autohoje e Autohoje TT & Aventura, RFM, Diário de Coimbra, jornal A Guarda, Lusomotores, TT Verde e Teatro Municipal da Guarda.

Clube Escape Livre

Deixe um Comentário


Cronistas
Agenda
Agenda completa
Comentários Recentes
Últimos comentários