Farol da Nossa Terra – Município e instituições de Nelas apostam no reforço do hábito de leitura com segunda edição dos Elos de Leitura
sábado, 19 agosto 2017

Literatura — Sexta-feira, 7 Abril 2017 — 0 Comentários

Município e instituições de Nelas apostam no reforço do hábito de leitura com segunda edição dos Elos de Leitura

Sem.jpgA 2.ª Festa Literária “Elos de Leitura” vai realizar-se de 20 a 27 de Abril 2017, no Concelho de Nelas, numa organização conjunta da Rede de Bibliotecas de Nelas, com o apoio da Câmara Municipal de Nelas, Agrupamentos de Escolas de Nelas e Canas de Senhorim e Fundação Lapa do Lobo. Esta iniciativa pretende difundir a ideia de que a leitura é essencial, que suporta e ilustra a diferença, o pluralismo e a multiculturalidade, criando elos de informação e de compreensão que nos ajudam a lidar com a heterogeneidade do ser humano, aceitando os valores universais, na construção de sociedades inclusivas. Visa ainda desmistificar a ideia de que ler é só para alguns e de que é possível ler em todo o lado e de diferentes maneiras.

Este ano o tema escolhido é a “liberdade”, destacando-se a Banda desenhada nas diversas exposições que vão decorrer nas diferentes bibliotecas da Rede, iniciativa que conta com o apoio do GICAV de Viseu, bem como uma feira do livro de Banda Desenhada e livros sobre a liberdade a realizar na Biblioteca Municipal.

O mercado de troca de livros “Livra-te” é mais uma novidade para esta edição e vai decorrer na Fundação Lapa do Lobo, no dia 22 de abril. Pelas ruas de Nelas e de Canas de Senhorim todos serão surpreendidos com frases que farão parte das montras dos estabelecimentos comerciais, e com momentos poéticos em espaços públicos. Este ano, comboio literário, sentido Nelas-Coimbra e Coimbra-Nelas, vai contar com momentos de música e poesia pelos Leitores do Fraque que mais uma vez irão “cobrar” leituras aos mais distraídos e que presentear os passageiros com momentos bastante agradáveis.

Crianças e adultos irão partir para as ruas, recolhendo palavras esquecidas, na Oficina “Recoletores de palavras” e o autor Miguel Horta apresentará poemas com uma leve pitada de sal, no seu livro “Rimas Salgadas”.

No dia 22, para os mais pequeninos, bebés, será reservada uma Oficina de livros na Biblioteca Municipal António Lobo Antunes que promete muita criatividade e dinâmica. No dia 23, as famílias poderão também assistir ao espetáculo “O TPC do Gaspar: Heróis de Portugal”, uma viagem pelos episódios mais divertidos na nossa história.

A literatura estará também presente no teatro, com a peça “Amá-la com Histórias da Beira”, sobre as obras de Aquilino Ribeiro e “Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente, e na Música, no dia 24, com o espectáculo “Ailé!Ailé!”de poesia e canções que nos farão recordar Zeca Afonso e o 25 de abril.

Para os séniores está preparado o espetáculo de música e poesia “Acorde da Liberdade” e o cinema marcará presença com a exibição das “curtas de liberdade”.

Porque falar de livros e de literatura é também falar de escritores e ilustradores, o encontro está marcado com Miguel Horta, para apresentação do seu livro “Rimas Salgadas”,  com João Ricardo Pedro, autor prémio Leya 2011 e com o ilustrador de Banda Desenhada, Luís Belo. Paralelamente, decorre até 13 de abril, um concurso de Banda Desenhada destinado a crianças e adultos intitulado “Desenha a liberdade”.

.

Gabinete de Comunicação Câmara Municipal de Nelas

PROGRAMA

Deixe um Comentário


Cronistas
Agenda
Agenda completa
Comentários Recentes
Últimos comentários