Farol da Nossa Terra – Conferência Histórica “(Re)Visitar as Origens da Terra de Senhorim. Iniciar o Resgate de uma Identidade Milenar”
segunda-feira, 22 maio 2017

Conferências — Terça-feira, 18 Abril 2017 — 0 Comentários

Conferência Histórica “(Re)Visitar as Origens da Terra de Senhorim. Iniciar o Resgate de uma Identidade Milenar”

unnamed.jpgO Município de Nelas adere novamente à iniciativa do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS) com uma Conferência a decorrer hoje, dia 18 de Abril, pelas 16:30h, no Paço dos Cunhas em Santar.

Em 2017, o tema proposto para o DIMS pelo ICOMOS Internacional é PATRIMÓNIO CULTURAL E TURISMO SUSTENTÁVEL.

Esta Conferência que pretende dar a conhecer um pouco mais da História do concelho, tem como palco um dos mais antigos solares do concelho, sendo o cenário ideal para debater este tema. A Conferência tem como convidado o conceituado historiador João Ferreira da Fonseca que vai percorrer a história do concelho com a apresentação “ (Re)Visitar as Origens da Terra de Senhorim. Iniciar o Resgate de uma Identidade Milenar ” .

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS), criado pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) a 18 de abril de 1982, e aprovado pela UNESCO no ano seguinte, temo como objetivo sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para a necessidade da sua proteção e valorização. Celebrando o património nacional, comemora também a solidariedade internacional em torno do conhecimento, da salvaguarda e da valorização do património em todo o mundo.

Em cada país, é promovido, anualmente, um programa de atividades a nível nacional, cujo acesso, na grande maioria, é gratuito. A DGPC promoverá a divulgação do programa nacional do DIMS 2017, procurando cativar cada vez mais participantes para estas comemorações.

Este ano participam no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, 670 entidades, distribuídas por 176 concelhos do Continente e dos Arquipélagos dos Açores e da Madeira, através da realização de cerca de 910 atividades dirigidas a diferentes públicos (406 Visitas guiadas/percursos orientados; 94 Rotas patrimoniais/ itinerários culturais; 85 Ateliês lúdicos/ oficinas pedagógicas/ workshops; 59 Exposições; 52 Encontros/ Conferências/ Seminários; 50 Espectáculos artísticos, 165 outras atividades).

O espírito aberto do DIMS, tendo por objetivo sensibilizar as comunidades para a valorização do seu Património, abre também a possibilidade de, independentemente do tema específico para este ano, as entidades promotoras das iniciativas poderem apresentar a programação de atividades relacionadas com outros temas patrimoniais.

Venha assistir a esta Conferência Histórica dia 18 de Abril pelas 16:30h no secular Paços dos Cunhas em Santar.

Porque Nelas Vive a sua História

.

O Gabinete de Comunicação Social Câmara Municipal de Nelas

Deixe um Comentário


Cronistas
Agenda
Agenda completa
Comentários Recentes
Últimos comentários