Farol da Nossa Terra – Cumprida a tradição da visita pascal na Associação do Rancho Infantil Cravos e Rosas de Vila Meã
quarta-feira, 28 junho 2017

Tradição — Terça-feira, 18 Abril 2017 — 0 Comentários

Cumprida a tradição da visita pascal na Associação do Rancho Infantil Cravos e Rosas de Vila Meã

IMG_0001.JPG

Segunda-feira da Páscoa é dia especial em Vila Meã, destinado à tradição do beijar da Cruz, hábito que, tal como acontece por muitos lados, perdeu já muito da expressão festiva de outros tempos, sendo mais as casas que o compasso pascal encontra fechadas do que aquelas onde dá a Cruz a beijar e abençoa a família de quem lá mora.

De portas abertas tem estado sempre a Associação do Rancho Infantil Cravos e Rosas de Vila Meã desde que se instalou em sede própria, em 2010, juntando dirigentes, colaboradores e amigos numa confraternização simples, mas cheia de alegria e cada vez mais participada, talvez em função de menos casas da localidade abrirem portas.

Ontem, muitas pessoas, próximo da centena, ali se juntaram no hall da sede da associação, onde, como das outras vezes, uma mesinha coberta por toalha branca bordada, apresentando o bolo do folar, enfeitado com amêndoas, a laranja com uma moeda, um crucifixo, dois castiçais com velas acesas e duas jarras com flores, fazia reviver estes preceitos de tradição antiga.

Pouco faltava para o meio-dia quando a sineta de anúncio do compasso se começou a ouvir e, então, logo todos tomaram posição para o beijar da cruz. O compasso apresentou-se constituído por um grupo de cinco paroquianos, sem o pároco. Cantaram-se “aleluias” e outros cânticos, vincando ainda mais a tradição destes valores de raiz popular na celebração da ressurreição de Jesus.

A visita pascal na associação terminou com a recolha do envelope com o habitual donativo em dinheiro, identificado como côngrua. No local do envelope foi deixada uma pagela com a oração do anúncio pascal. Depois, todos foram convidados a partilhar de bolos e bebidas que a direcção da associação ali colocou à disposição.

Lino Dias

Deixe um Comentário


Cronistas
Agenda
Agenda completa
Comentários Recentes
Últimos comentários