Farol da Nossa Terra – Ministro da Saúde em Sernancelhe para apresentar projeto “Aldeias Humanitar”
quarta-feira, 28 junho 2017

Autarquias — Quinta-feira, 11 Maio 2017 — 0 Comentários

Ministro da Saúde em Sernancelhe para apresentar projeto “Aldeias Humanitar”

unnamed (5).jpgO Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, vai abrir oficialmente, no dia 19 de maio, a Expo Desporto e Saúde, em Sernancelhe. Quatro anos depois de ter sido criado, o evento assume um cariz cada vez mais pedagógico, nomeadamente no campo da saúde, contando nesta edição com a apresentação do projeto “Aldeias Humanitar”, um Encontro da Saúde e do Social – Douro e Beiras, e ainda um encontro intergeracional das instituições sociais de toda a região. Ao longo de três dias, o Expo Salão disponibilizará um programa pleno de iniciativas desportivas, promovendo de igual forma o contacto com a natureza, as paisagens e o património concelhio.

No contexto da Expo Desporto e Saúde, no dia 19 de maio vai ser conhecido o programa “Aldeias Humanitar”, que visa apoiar a população, em especial a mais idosa, através de programas inovadores no campo da saúde e do social, que garantam qualidade de vida aos cidadãos, num quadro de proximidade e acompanhamento contínuo, em particular a todos os utentes que careçam da prestação de serviços paliativos ao domicílio. Ao dispor de todos os utentes dos concelhos de Sernancelhe e Penedono passarão a estar equipas especializadas na prestação de cuidados continuados, num exemplo claro da união de esforços e do aproveitamento dos recursos técnicos e humanos, logrando envolver ainda a Unidade de Cuidados Continuados de Sernancelhe, as unidades de saúde, nove misericórdias do Douro Sul e as diversas instituições socias.

O projeto chama-se “Aldeias Humanitar”, que beneficiará os concelhos de Sernancelhe e Penedono e a Rede Social de Saúde, tendo como instituição âncora a Santa Casa da Misericórdia de Sernancelhe, mereceu com o alto patrocínio da Presidência da República e da Fundação EDP. A apresentação oficial será durante a tarde de 19 de maio, pelo Ministro da Saúde, estando ainda presentes o Presidente da ARS Norte, o Presidente da Rede Nacional de Cuidados Continuados e o Assessor para a Área da Saúde da Presidência da República.

Imediatamente a seguir, e ainda no espaço do Expo Salão, profissionais da área da saúde e do social de toda a região Norte participarão no Encontro Científico Regional da Saúde e do Social, cujo painel contará com a presença e intervenção do Ministro Adalberto Campos Fernandes.

Em simultâneo iniciarão as atividades da Expo Desporto e Saúde, nomeadamente os 14 ateliers temáticos, representando outras tantas instituições do Concelho e da Região. Até ao dia 21 de maio, o Expo Salão transformar-se-á num mega pavilhão gimnodesportivo, onde será possível praticar boccia, Pilares, total workout, torneios de futsal, ténis de mesa, basquetebol, sueca, matraquilhos, jogo da malha, levantamento de peso, jump training, kickboxing, cycling, danças de salão e latinas, zumba, kizomba, karaté shukokai, ballet, cross training, culturismo, ginástica rítimica, entre outros.

Destaque ainda para a Mega aula de Zumba “white party”, no dia 20, pelas 19 horas, que promete juntar centenas de praticantes, e que contará com a presença em palco de oito treinadores. Referência ainda para a aula de hidroginástica, na Piscina Municipal, na manhã de 20 de maio, o jogo de futebol de veteranos entre o Sernancelhe e o Bustelo, no Estádio da Pedreira, e ainda a Caminhada de Macieira, denominada “Pelos Trilhos da Zebreira”, cujo percurso tem a particularidade de decorrer em montanha, a cerca de 950 metros de altitude.

Tudo bons argumentos para vir a Sernancelhe, praticar desporto e cuidar da sua saúde.

.

Paulo Pinto, Técnico de Comunicação

Deixe um Comentário


Cronistas
Agenda
Agenda completa
Comentários Recentes
Últimos comentários