Folclore voltou a ter destaque nas Festas do Concelho de Carregal do Sal

IMG_0110.JPG

Honrando as tradições locais genuinamente populares, as Festas do Concelho de Carregal do Sal voltaram a dar destaque ao folclore do próprio concelho, integrado na programação de domingo, 16 de Julho.

Com o rancho de Travanca de São Tomé inactivo há alguns meses para reestruturação, este ano apenas os outros três ranchos do concelho subiram ao palco, numa oportuna reafirmação de que o folclore é a mais genuína expressão de tradições que as suas aldeias teimam em preservar.

O Grupo Folclórico D’ Alegria de Vila Meã, o Grupo de Danças e Cantares da Sociedade Filarmónica de Cabanas de Viriato e o Rancho Folclórico Infantil Cravos e Rosas de Vila Meã encheram o palco de alegria e entusiasmaram os muitos apreciadores destas tradições etnográficas. Os aplausos sucederam-se em cada dança, premiando não só o seu bom folclore como também o esforço de o exibir debaixo de um sol abrasador.

Perdidas as tradicionais actividades recreativas (panelas de barro, gincanas, mastro do sebo, velhada em bicicleta, jogo da malha, corrida de sacos, etc.), o folclore ainda vai resistindo às mudanças que as Festas do Concelho têm sofrido, deixando ali uma boa imagem das danças e músicas ao gosto do povo que aprecia os usos e costumes de outros tempos.

Lino Dias

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*