Festa de encerramento do primeiro ano de actividade da creche do Centro Social Professora Elisa Barros Silva

IMG_0001.jpg

O mítico Salão do Teatro do antigo edifício da Associação dos Bombeiros Voluntários de Cabanas de Viriato foi pequeno para acolher pais e familiares das crianças da creche do Centro Social Professora Elisa Barros Silva, assim como os populares que quiseram assistir à festa de encerramento do primeiro ano de actividade daquela creche, realizada na tarde do passado domingo, 23 de Julho.

Após as boas vindas dadas por Anabela Dias, educadora responsável da creche, foi feita a apresentação individual das crianças através da visualização, em powerpoint, de fotos projectadas em tela gigante, ao ritmo de “Tu és mais forte”, canção de Boss AC.

O momento tão ansiado de ver as crianças em palco começou pela Sala dos Miminhos, com a coreografia musical das canções infantis “As galinhas” e “Sou uma taça”, também participada por mães e educadoras.

Numa ideia engraçada e algo surpreendente, seguiu-se a entrega dos diplomas do penico, respeitantes às crianças que deixaram de usar fralda, e de crachás aos pais que viram o seu orçamento aliviado com a substituição das fraldas pelo uso do penico.

A Sala das Abelhinhas levou depois ao palco as suas crianças na coreografia musical da canção “A ram sam sam”. As crianças colaboraram numa dança de roda, incentivadas por pais e educadoras. Igual aconteceu, de seguida, noutra rodinha participada por avós e educadoras, em que as crianças dançaram ao ritmo da música de “Indo eu, indo eu, a caminho de Viseu”.

Os pais das crianças da Sala dos Pintainhos também subiram ao palco para as acompanhar, juntamente com as educadoras, em duas divertidas coreografias, ao ritmo da música de “The frog” (a rã) e “Baby shark” (bebé tubarão).

A Academia de Música da Filarmónica de Cabanas de Viriato colaborou na festa, preenchendo o momento seguinte do programa com a actuação de um grupo de seis alunos da iniciação musical, dirigido pela professora Cláudia Campos. Acompanharam, com instrumentos de percussão, o ritmo de duas músicas gravadas.

Outro momento ansiado foi a entrega das pastas e dos certificados às crianças finalistas da creche. As educadoras colocaram-lhes as cartolas e as capas e a responsável da creche entregou-lhes os certificados. Assim trajadas e de bengalinha na mão, as cinco crianças contempladas posaram depois para a sua foto de grupo.

Por fim, ao ritmo da canção “Todos os Patinhos”, todos juntos cantaram o hino do Jardim dos Pequeninos, designação adoptada pela creche, intitulado “Somos os bebés”,  que diz na primeira estrofe: «Nós somos bebés / Gostamos de brincar / No Jardim dos Pequeninos / Temos quem nos queira amar».

Foi uma festa muito bonita, em que as crianças foram os verdadeiros protagonistas da alegria e do entusiasmo ali vividos. Além disso, um lanche de iguarias e petiscos confeccionados por todos os pais rematou, em alargado convívio, uma iniciativa que colheu agrado geral e orgulhou quem a organizou e nela participou, merecendo até a presença do presidente da instituição, Luís Humberto Fidalgo, e o reconhecimento das mães das crianças com a oferta de um ramo de flores a cada educadora e às auxiliares que colaboraram na festa.

Lino Dias

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*