Farol da Nossa Terra – Intercâmbio Cultural de Filarmónicas entre São João de Areias e Santa Bárbara – 3.º Dia em São João de Areias
quinta-feira, 17 agosto 2017

Filarmónicas — Domingo, 6 Agosto 2017 — 0 Comentários

Intercâmbio Cultural de Filarmónicas entre São João de Areias e Santa Bárbara – 3.º Dia em São João de Areias

IMG_0357.JPG

No sábado (5 de Agosto) os amigos de Santa Bárbara experimentaram um pouco do sacrifício que a Banda Filarmónica de São João de Areias por vezes suporta para obter fundos para a sua sobrevivência, colhidos, em fatia maior, dos serviços prestados nas procissões de festas religiosas, valendo-se da sua qualidade musical, o que a distingue como uma das bandas mais requisitadas da região.

Mal acabaram de tomar o pequeno almoço, os músicos das duas bandas e seus acompanhantes foram transportados de autocarro desde São João de Areias até Mouraz, no concelho de Tondela, para abrilhantar a grandiosa procissão da festa anual daquela localidade em honra de Nossa Senhora da Esperança.

O que provavelmente não imaginariam as gentes de Santa Bárbara era a dificuldade que o percurso da procissão apresenta, desde a igreja matriz de Mouraz até ao santuário de Nossa Senhora da Esperança, obrigando a vencer uma subida íngreme e extensa na encosta do monte onde se situa o santuário de Nossa Senhora da Esperança, indo até um pouco mais acima, de forma a rodear, por caminho rural, as três cruzes cimeiras da Via Sacra do santuário, instaladas numa clareira do pinhal confinante. Além disso, o sol abrasador acentuava ainda mais o esforço daquela subida.

Como sempre, muita gente se juntou no santuário, mas desta vez deparou-se com a surpreendente quantidade de músicos das duas bandas e com o garbo que a Banda de Santa Bárbara exibe ao levar à frente quatro porta-bandeiras, seguidos de aprumada representação de directores, marchando ao compasso da música.

Para recuperar das calorias perdidas, nada melhor que um suculento almoço, servido no parque de merendas de São João de Areias, e uma tarde retemperadora nas piscinas municipais de Santa Comba Dão. No regresso das piscinas a São João de Areias esperava-os um apetitoso jantar e uma noite muito divertida, em segundo dia das Festas de Verão da filarmónica anfitriã.

O concerto filarmónico rock, executado pela Banda Filarmónica de São João de Areias em conjunto com a Banda KotaZàSolta, animou a noite e a folia durante até às tantas.

Lino Dias

Deixe um Comentário


Cronistas
Agenda
Agenda completa
Comentários Recentes
Últimos comentários