Farol da Nossa Terra – CDU concorre a todos os Municípios do Distrito de Viseu e a mais Freguesias
quinta-feira, 17 agosto 2017

Política — Terça-feira, 8 Agosto 2017 — 0 Comentários

CDU concorre a todos os Municípios do Distrito de Viseu e a mais Freguesias

serigrafia 350x150cm autarquias 2017.jpgA CDU – Coligação Democrática Unitária, PCP-PEV, que integra no plano político o Partido Comunista Português, o Partido Ecologista «Os Verdes» e a Associação Intervenção Democrática, e que se alarga a centenas de cidadãos sem filiação partidária, estará presente com candidaturas próprias aos órgãos municipais em todos os 24 concelhos do Distrito de Viseu.

Significativo é o facto de a CDU apresentar 139 listas para as freguesias do Distrito, num universo de 277 (mais 19 que nas eleições de 2013), ultrapassando pela primeira vez os 50% de freguesias a que concorre no Distrito. Se tivermos em conta as freguesias existentes antes do processo de liquidação de freguesias do governo PSD/CDS, este número corresponde a mais de 60% de freguesias, confirmando a CDU como uma força política com presença territorial generalizada, a que tem correspondido uma permanente subida eleitoral.

Nos 24 concelhos do distrito, 6 mulheres são primeiras candidatas da CDU às Câmaras Municipais (Castro Daire, Penalva do Castelo, Penedono, S. João da Pesqueira, Sátão e Viseu) e 8 mulheres assumem o primeiro lugar nas Assembleias Municipais (Castro Daire, Moimenta da Beira, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Sátão, Sernancelhe, Tabuaço, Vouzela). Em Castro Daire, Penalva do Castelo e Sátão, a CDU apresenta mulheres como cabeças de lista a ambos os órgãos municipais.

Confirmando as características de espaço de participação unitária, cerca de 40% dos candidatos da CDU no Distrito são independentes, sem filiação partidária. Esta participação tem um valor acrescido decorrente da clara afirmação do projecto associado à CDU e da assumida presença com identidade própria, com os seus símbolo e sigla próprios, e não disfarçada em apoios explícitos e implícitos a listas de cidadãos eleitores que acolhem na maioria das situações, coligações camufladas, arranjos partidários ou espaço de promoção de ambições pessoais ou dos interesses dos grupos económicos. A CDU apresenta-se, assim, em todo o Distrito com o seu projecto alternativo e o carácter distintivo da sua acção autárquica.

Nestas eleições autárquicas, ganha maior importância a afirmação distintiva do projecto da CDU, assente no Trabalho, Honestidade e Competência, o carácter diferenciador das suas propostas e opções, a dimensão de alternativa clara e assumida à gestão e projectos de outras forças políticas, na luta permanente pela elevação da qualidade de vida das populações e no desenvolvimento sustentado do nosso território.

.

O Gabinete de Imprensa da CDU Distrito de Viseu

Deixe um Comentário


Cronistas
Agenda
Agenda completa
Comentários Recentes
Últimos comentários