Farol da Nossa Terra – Travanca de São Tomé voltou a festejar o padroeiro e a homenagear os emigrantes
quinta-feira, 17 agosto 2017

Festas — Terça-feira, 8 Agosto 2017 — 0 Comentários

Travanca de São Tomé voltou a festejar o padroeiro e a homenagear os emigrantes

IMG_0004.JPG

Travanca de São Tomé (Carregal do Sal) deu continuidade no passado fim-de-semana a uma tradição de muitos anos com a festa anual em honra do padroeiro e com a festa de verão da Associação Para o Progresso de Travanca de São Tomé.

A povoação viveu, assim, mais quatro dias de grande animação, de 4 a 7 de Agosto, iniciada com os bailes de sexta-feira e de sábado, às 22h00, animados pelos grupos musicais GJ Show, de Esmojães (Espinho), e CRF, de Gândara (Mortágua), respectivamente.

No domingo, dia principal dos festejos, o segundo passeio de motorizadas antigas, manhã cedo, abriu o programa desse dia. Ponto alto da festa, a missa solene e a procissão de andores, bastante participadas, expressaram mais uma vez o fervor e a fé de que sempre se têm rodeado.

O pároco, Pe. Álvaro Arede, presidiu as cerimónias religiosas, coadjuvado pelo padre José Carlos Maia, do Centro Pastoral da Diocese de Viseu. Registaram numerosa participação de fiéis, incluindo a presença de muitos emigrantes em gozo de férias.

Levando à frente a Irmandade de Santo Estêvão, a procissão transportou andores, cuidadosamente enfeitados, com as imagens de Santo Estêvão, Nossa Senhora de Fátima, Rainha Santa Isabel, Nossa Senhora da Conceição, Santa Ana, Santo António e São Tomé. A banda Novo Milénio, de Penacova, abrilhantou a procissão musicalmente.

A organização da parte religiosa coube aos mordomos Arminda Matos Martins, Júlia Pais, Ana Rita Pereira, Dulce Campos Marques, José Carlos Pais Cortês, António Vítor Borges Sousa, Fernando Ribeiro e António da Cunha Santos, aos quais o pároco agradeceu por não se terem poupado a esforços para que tudo corresse bem. Tendo cessado agora funções, nomearam para a nova mordomia Acácio Vale Oliveira, Humberto Sousa Marques, Belarmino Almeida, Victor Tiago, Lúcia Nobre Santos, Arminda Correia, Lorena Correia e Arminda Pais Correia.

Na noite de domingo voltou a haver arraial na Festa de Verão, junto à sede da associação, animado pela banda Oxygénius, de Canas de Senhorim.

Dia de homenagem aos emigrantes, na segunda-feira realizou-se o jogo de futebol masculino Sporting de Travanca/Emigrantes do Concelho, seguindo-se o habitual jantar de convívio entre as duas equipas. Os festejos encerraram com outro baile nocturno, animado pelo grupo musical Replay, de Viseu.

Durante os quatro dias funcionou ainda uma quermesse e serviço de comidas e bebidas, sempre com movimento correspondente às expectativas da organização.

Lino Dias

Deixe um Comentário


Cronistas
Agenda
Agenda completa
Comentários Recentes
Últimos comentários