Apresentação do Centro Interpretativo “Mortágua na Batalha do Bussaco”

Decorreu no passado dia 8 a apresentação pública do Centro Interpretativo “Mortágua na Batalha do Bussaco”. Como o próprio nome já indica trata-se de um espaço de divulgação, conhecimento e estudo relacionado com a passagem das Invasões Napoleónicas no concelho, e a célebre Batalha do Bussaco.

Este Centro está em fase de instalação, prevendo-se a sua abertura no dia 24 de setembro, uma data simbólica, pois foi neste dia de 1810 que as tropas invasoras entraram em território de Mortágua, depois de atravessarem o rio Criz.

Paulo Monteiro, em representação da empresa responsável pela conceção e montagem museológica do espaço, deu a antever os vários conteúdos e ferramentas que o público terá ao seu dispor. “É um conceito que passa por contar uma história, mas de uma forma diferente do que é clássico em museus, porque vamos ter peças que vão poder ser interpretadas e exploradas e sobretudo vão ter uma nova dinâmica em termos de conhecimento”. “Será um espaço de memória mas também de futuro”, adiantou.

A informação disponibilizada pelo Centro de Interpretação está dividida por áreas temáticas, como as Guerras Peninsulares, os Exércitos em confronto, a Batalha do Bussaco, os objetos militares, a Música no cenário de guerra. Os visitantes também vão poder conhecer as rotas e as movimentações das tropas, bem como a cronologia dos acontecimentos.

Além das fontes documentais e materiais (fardamento, armas) o espaço recorre a suportes infográficos, sonoros, visuais e interativos, que ajudarão na exploração e contextualização histórica da 3ª Invasão Peninsular e da Batalha.

.

Newsletter /Município de Mortágua – Ler mais aqui

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*