Intercâmbio Cultural de Filarmónicas entre São João de Areias e Santa Bárbara – 6.º Dia em São João de Areias

IMG_0003.JPG

Dia mais fresco deste intercâmbio cultural de filarmónicas em São João de Areias, 8 de Agosto foi também o dia mais calmo do criterioso e bem recheado programa de visitas.

Desta vez também os músicos da Banda Filarmónica de São João de Areias e demais acompanhantes se juntaram aos amigos de Santa Bárbara para o convívio na Praia Fluvial de Góis, requerendo a utilização de três autocarros fretados pela Câmara Municipal e a carrinha de nove lugares da própria Filarmónica, a que se juntaram outras pessoas que utilizaram viaturas particulares.

À chegada ao Parque do Cerejal, pouco depois das 10h30, já a carne de porco assada no espeto, preparada para o almoço, em serviço de catering por um restaurante local, entrava nas narinas de toda aquela gente. Porém, antes daquela refeição, as atenções viraram-se preferencialmente para o conhecimento daquela área e o apreço da paisagem. Ao mesmo tempo, várias mesas de cafés à beira-rio eram ocupadas em jogos de cartas, um passatempo apreciado por jovens e menos jovens de Santa Bárbara, de ambos os sexos.

Chegada a hora do almoço, toda a gente tomou lugar em redor das mesas que aquele restaurante instalou no Parque do Cerejal. A acompanhar a carne de porco assada no espeto, foi servido um delicioso arroz com feijão e salada de alface e tomate, com liberdade de cada um repetir a dose. Também havia sobremesa à escolha, entre arroz doce e melão.

Antes de voltarem à água ou a outros divertimentos, foi saboreado o delicioso e revigorante café e com isso os mesmos estabelecimentos da beira-rio não tiveram mãos a medir com nova enchente, admitindo que os jogos de cartas voltassem às suas mesas. Algumas senhoras não resistiram a um desvio do parque e procuraram estabelecimentos comerciais onde comprar recordações da visita àquela vila.

Não tardou que a praia conhecesse uma animação inusitada, com a música do grupo Khaganiço, instalado em pleno relvado da marginal, enquanto muitos se banhavam ou tomavam o bronze do sol em toalhas estendidas nesse mesmo relvado.

Um lanche ajantarado no Parque do Cerejal rematou da melhor maneira esses momentos de lazer, bastante elogiados não só pelo apreço daquele complexo turístico e da paisagem envolvente como também pelo sossego proporcionado. Preparado pelo mesmo restaurante, o lanche constou de carne assada sobrante do almoço, tiras de porco grelhadas e frango de churrasco, com acompanhamento de batata frita e sobremesa igual à do almoço.

Assim que chegaram a São João de Areias, passava das 21h30, e já com todo o instrumental a postos na sede da Filarmónica. só houve tempo de se prepararem para o ensaio geral das duas bandas para o concerto de despedida no dia seguinte. Depois, foi aproveitar o que ia restando da estadia das gentes de Santa Bárbara em São João de Areias e do programa da Festa de Verão. Com palco livre nessa noite, a animação foi garantida pelos grupos “Verde Março” (Ariana Neves, João Santos e Tiago Costa), “Jotas” (jovens de São João de Areias e o padre Leitão) e Escola de Pandeiros de Santa Bárbara.

.

Lino Dias

ÁLBUM DE FOTOS

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*