Pinheiro voltou a homenagear os emigrantes com a festa de Verão em honra de Nossa Senhora da Conceição

IMG_0001.JPG

Caso raro, se não único, pelo menos no concelho de Carregal do Sal, a aldeia de Pinheiro festeja o seu padroeiro duas vezes por ano, a primeira em Agosto, dedicada aos emigrantes que regressam à terra natal de férias, e a outra na data consagrada a Nossa Senhora da Conceição.

Assim se repete este ano, tendo a festa de Verão, dedicada aos emigrantes, sido realizada no passado fim-de-semana, dias 12 e 13 de Agosto, numa tradição muito apreciada pela população local e também participada por gente de outras terras.

No sábado, à noite, houve baile no salão da Associação Recreativa, animado pelo grupo musical Sigma, de Folgosinho, proporcionando momentos de alegria e divertimento.

A habitual arruada pelas ruas de Pinheiro, Papízios e Póvoa da Arnosa, às 09h00, com a banda musical Novo Milénio, de Penacova, deu início ao programa de domingo. Às 10h00 foi celebrada a missa solene em honra da padroeira, pelo pároco Ramiro Dias Ribeiro. O programa foi retomado da parte da tarde, às 17h30, com a recitação do terço, seguindo-se a procissão de andores, presidida pelo pároco e acompanhada musicalmente pela banda Novo Milénio.

Percorrendo as principais ruas da povoação, sob um céu coberto de fumo dos incêndios florestais da época, a procissão integrou andores com as imagens de Menino Jesus, São Sebastião, Santo António, Santa Filomena, Santa Ana e Nossa Senhora da Conceição, dos quais sobressaía o cuidado havido na sua ornamentação de flores, também verificado no embelezamento da capela. Depois da procissão, deu-se vez ao tradicional leilão de oferendas, junto à capela, com boa adesão de populares, ficando assim encerrada a festa deste Verão.

Elogiada pelo pároco, a organização esteve a cargo dos mordomos eleitos em Dezembro do ano passado, os quais terão de realizar ainda a festa do dia 08 de Dezembro, data própria de veneração da padroeira.

Lino Dias

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*