Mortágua, Mealhada e Penacova comemoram 207 anos da Batalha do Bussaco

bussaco.pngOs Municípios de Mortágua, Mealhada e Penacova delinearam um programa conjunto de atividades para assinalar os 207 anos da Batalha do Bussaco, a decorrer ao longo do mês de setembro. O programa foi apresentado no passado dia 11, numa Conferência de Imprensa realizada no Museu Militar do Bussaco, e na qual marcaram presença os Presidentes de Câmara dos três Municípios. Estiveram ainda presentes o Coronel Luís Albuquerque, em representação do Chefe de Estado-Maior do Exército, o Presidente da Associação Napoleónica Portuguesa, Engº. José Faria e Silva, e o Presidente do Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida (GRHMA), Dr. Pedro Casimiro.

As atividades terão maior incidência no mês de setembro, porquanto foi neste mês de 1810 que as tropas francesas entraram na região e se travou a Batalha do Bussaco, e distribuir-se-ão pelos três concelhos que foram palco desta famosa batalha.

Em Mortágua as comemorações têm o seu ponto alto no dia 24. Do programa fazem parte uma Recriação Histórica na Praça do Município, um concerto de Música de Câmara pela Banda do Exército/Porto, finalizando com a abertura do Centro Interpretativo “Mortágua na Batalha do Bussaco”, um espaço de conhecimento, divulgação e preservação do património histórico-cultural do concelho. Este espaço irá ficar instalado na Rua Dr. João Lopes de Morais, em pleno centro da Vila.

No dia 23 realizar-se-á o Passeio Noturno Encenado “As Vésperas da Batalha”, que terá passagem pelos postos de comando de Wellington e Crawford, situados em Penacova e Sula (Mortágua), posto de comando de Massena, situado na Moura (Mortágua) e pelo Obelisco (monumento de homenagem aos soldados anglo-lusos que enfrentaram vitoriosamente as tropas napoleónicas).

No concelho da Mealhada estarão patentes duas exposições, uma sobre “Recriação de Acampamento Militar à época das Invasões Francesas”, e outra sobre “O Uniforme Militar Português no início do séc. XIX – aguarelas do General Ribeiro Arthur”. Um concerto pela Orquestra Ligeira do Exército e a representação de uma peça de teatro sobre as Invasões Francesas, para o público escolar, integram ainda as atividades a decorrer no concelho de Mealhada.

Em Penacova decorrerá uma Visita-Guiada ao Campo de Batalha do Bussaco, desde o Posto de Comando de Wellington à aldeia dos Palheiros, bem como um Passeio Épico Noturno denominado “A travessia do Mondego”, seguido de Concerto e Ceia oitocentista.

As comemorações encerram no dia 27 de setembro (dia da Batalha do Bussaco) com as habituais cerimónias militares e protocolares do Exército Português, nas Portas de Sula, junto ao Obelisco.

O programa comemorativo conta com o apoio do Exército, Associação Napoleónica Portuguesa, Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida, Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro (AMBV) e Associação Portuguesa de Recriação Histórica.

.

Newsletter CM Mortágua

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*