Festas religiosas anuais de Papízios e Parada em honra de São Miguel

As paróquias de Papízios e Parada, no concelho de Carregal do Sal, voltaram a reviver as suas festas anuais em honra de S. Miguel Arcanjo, venerado a 29 de Setembro, com organização do pároco e habituais colaboradores.

Com ambas as paróquias à responsabilidade do mesmo pároco, por norma, tem sido feito ajustamento da data dos festejos de forma a não coincidirem no mesmo fim-de-semana. Assim voltou a suceder este ano, com antecipação da festa de Papízios para 24 de Setembro e adiamento da festa de Parada para o domingo seguinte, dia 01 de Outubro.

O figurino do programa das duas festas tem-se mantido praticamente inalterado, quase sempre com missa, procissão e acompanhamento musical da Banda Novo Milénio, de Penacova.

Única onde o repórter pôde comparecer, a festa de Parada foi iniciada com a missa solene às 09h30, celebrada pelo respectivo pároco, Pe. Ramiro Ribeiro, seguindo-se a procissão de andores às 11h00, presidida pelo mesmo sacerdote. Ambas tiveram boa participação de populares.

A procissão voltou a dar lugar a um grandioso cortejo de onze andores, com as imagens do Menino Jesus, de Santo António (Póvoa das Forcadas), Santo António (Parada), Santo Amaro (Póvoa de Santo Amaro), São Sebastião, São Brás, Nossa Senhora da Esperança, Nossa Senhora da Ribeira, Sagrado Coração de Maria, Sagrado Coração de Jesus e São Miguel, todos cuidadosamente enfeitados.

Nem todos os andores foram transportados aos ombros, tendo a excepção sido dada ao andor de São Miguel, novamente transportado numa viatura dos Bombeiros Voluntários de Carregal do Sal, o que sucede em terceiro ano consecutivo, elevando a visibilidade do santo na bênção às ruas que a procissão percorreu.

O sacerdote agradeceu “aos que deram e aos que se deram” e elogiou o trabalho desenvolvido pelos colaboradores na realização da festa.

.

Lino Dias

ÁLBUM DE FOTOGRAFIAS

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*