BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DA PAMPILHOSA – 0110

TEIXEIRA DA SILVA  *

Teixeira da Silva.JPG

.

Esta corporação de bombeiros não deve ser confundida com a congénere de Pampilhosa da Serra, que é um município do distrito de Coimbra.
.
 
PAMPILHOSA, que já foi do Botão, é uma vila desde 09 de julho de 1985, composta por cinco aldeias (lugares) e que integra o distrito aveirense, por se incluir no concelho da Mealhada. Tem de área 13,60 quilómetros quadrados, ocupados por quase quatro mil e cem habitantes em permanência (dados de 2011), o que transporta à densidade populacional de 301,3 habitantes/quilómetro quadrado. Foi um grandioso centro cerâmico e tem como orago a Santa Marinha. É sobejamente conhecida pela sua estação ferroviária integrante da linha do norte.
.
ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DA PAMPILHOSA é um corpo de bombeiros que tem a missão de socorro na vila e aldeias que a integram, além de, sempre que solicitada, dar o apoio no concelho e auxiliar as suas congéneres.
Aquando da sua fundação, o corpo de bombeiros tinha a denominação de “Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Pampilhosa do Botão (Corpo de Salvação Pública)”.
Os estatutos respetivos foram aprovados pelo Governo Civil de Aveiro em 19 de outubro de 1926.
O seu quartel sede situa-se na Rua do Lagar, número 48, naquela vila. Para a missão de que está incumbida a associação tem um acervo de cerca de vinte viaturas, considerando-se toda a tipologia existente. 
Por mera coincidência, estas linhas estão a ser escritas na data precisa do seu nonagésimo-primeiro aniversário.
.
(Baseado em  informações prestadas pelos amigos Alberto Guimarães e Lino Ferreira Dias)

* Gondomar, Porto, Portugal

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*