Mortaguense residente em Guadalupe recebeu Medalha de Mérito das Comunidades Portuguesas

José Fernandes Rodrigues, natural de Caparrosinha, concelho de Mortágua, recebeu a Medalha de Mérito das Comunidades Portuguesas pelos serviços prestados em Guadalupe aquando da passagem do Furacão IRMA. A distinção foi entregue no passado dia 31 de Outubro, na sede do Ministério dos Negócios Estrangeiros, numa cerimónia presidida pelo Secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, e na qual esteve presente também o Presidente da Câmara Municipal de Mortágua, José Júlio Norte.

Além deste cidadão mortaguense foi também distinguido Armindo Paulo Carvalho Fernandes, natural da Figueira da Foz.

Os dois cidadãos foram distinguidos “pela sua ação aquando da passagem do furacão Irma nas Caraíbas, entre 8 e 10 de setembro”, refere o Ministério, em comunicado.

Segundo a nota emitida pelo gabinete do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, os dois nacionais “auxiliaram os portugueses que se encontravam nas ilhas de Guadalupe e de St. Barth (São Bartolomeu) e conseguiram, junto das autoridades locais e em coordenação com as autoridades portuguesas, que fosse possível concretizar a retirada para Paris de 12 portugueses que manifestaram o desejo de regressar a Portugal”.

Apoiaram ainda a operação realizada pelo Estado português, “que permitiu o regresso de cerca de 70 portugueses a Portugal, no avião C-130 da Força Aérea Portuguesa”. Além de portugueses, os dois nacionais ajudaram também cidadãos franceses, tendo auxiliado mais de uma centena de pessoas a sair da região, devastada pelo furacão, que atingiu a categoria 5, um dos mais violentos de que há registo.

“Os dois cidadãos proporcionaram ainda alojamento, alimentação e transporte a diversos portugueses nas circunstâncias descritas, inclusive nas suas próprias casas e nas casas dos seus familiares, revelando um extraordinário sentimento de solidariedade e altruísmo para com os seus compatriotas e o nosso país”, acrescenta a mensagem do Secretário de Estado.

As medalhas de mérito das comunidades portuguesas destinam-se a galardoar cidadãos ou associações portuguesas ou estrangeiras, cuja ação contribua ou tenha contribuído para o fortalecimento dos laços que unem os portugueses e os luso-descendentes, onde quer que estes residam, e que prossiga o objetivo da dignificação da presença de Portugal no mundo, através das suas comunidades, respetiva valorização nas sociedades de acolhimento e a divulgação da língua e cultura portuguesa.

O Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, afirma que exemplos como o de José Fernandes Rodrigues “dignificam a comunidade mortaguense que se encontra espalhada pela diáspora, mas também nós cá sentimos orgulho por ver que os mortaguenses, onde quer que vivam, são exemplo de cidadania, altruísmo e solidariedade”.

.

Newsletter CM Mortágua

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*