Orquestra Sinfónica de Leiria regressa e leva “Um Natal Português” à Igreja do Convento da Portela

Um Natal Português” é a proposta do Orfeão de Leiria Conservatório de Artes (OLCA) para assinalar a abertura da quadra natalícia na cidade e marcar igualmente o regresso da Orquestra Sinfónica de Leiria, num grandioso concerto que terá lugar na Igreja do Convento da Portela (Franciscanos), em Leiria, no próximo dia 1 de dezembro, a partir das 21h30. O concerto irá celebrar o Natal a partir de canções tradicionais portuguesas, especialmente adaptadas para orquestra e coro pelos compositores portugueses Carlos Azevedo, Fernando C. Lapa, Fernando Valente e Eugénio Amorim.

Com os elementos do Coro do Orfeão de Leiria, do Coro de Câmara do Orfeão de Leiria e de um ensemble de flautas de bisel, que complementará a orquestra composta por 45 instrumentistas, estarão em palco mais de uma centena de músicos e coralistas, sob a direção do Maestro Nuno Almeida, professor do OLCA e maestro titular do Coro do Orfeão de Leiria, num programa único, nunca antes exibido na região centro do país. O espectáculo irá recuperar melodias originárias de diversas zonas do País, numa viagem que irá de Trás-os-Montes ao Alentejo, do Minho às Beiras, passando por Arouca, para homenagear «algumas das mais saborosas expressões da nossa rica tradição popular», referem os compositores.

Acácio de Sousa, presidente do OLCA, antevê «um espectáculo extraordinário, que, além de repleto da magia característica desta quadra, terá a particularidade de celebrar o Natal português, as nossas tradições». O responsável salienta ainda que «não podíamos ter escolhido outro espectáculo que não este para reativar a Orquestra Sinfónica de Leiria, uma marca do Orfeão que temos obrigatoriamente de preservar, reunindo alguns dos melhores músicos e instrumentistas da região de Leiria, apostando na elevada qualidade dos repertórios e na realização de performances continuadas, para atrair também aqueles que desenvolvem os seus percursos artísticos fora de Leiria, para assim criar uma referência para a cidade, materializando a ambição de que Leiria venha a ser Capital da Cultura 2027».

“Um Natal Português” é apresentada pelos seus compositores como uma peça única, dividida em quatro “andamentos” diferentes, onde cada um procurou encontrar, da melhor forma, a tradução coral-sinfónica de cada uma das melodias populares. Para tal, foram adotados processos e técnicas que permitissem recriar o ambiente singular de cada uma das melodias, amplificando e expandindo de diversos modos as suas originárias expressões, de forma a cruzar o popular e o erudito.

O primeiro andamento de “Um Natal Português”, a cargo do compositor Carlos Azevedo, conta com os temas “Foi na noite de Natal; “Ó da casa, nobre gente”; “Oh, bento airoso”; e “Bem pudera Deus nascer”. Já Fernando C. Lapa assegurou as composições do segundo andamento, que conta com “Caminhando vai José”; “Pastores que andais na serra”; Eu hei-de m’ir ao Presépio”; e “Alegrem-se os céus e a terra”. Por sua vez, Fernando Valente, foi responsável pelos arranjos nos temas do terceiro andamento, onde constam “Nesta noite venturosa”; “Um pastor vindo de longe”; e “O Menino está deitado”. Por fim, o quarto andamento, da responsabilidade de Eugénio Amorim, apresenta “Ó pastores do monte e prado”; “O Menino está dormindo”; “Menino Jesus à lapa”; e “Do varão nasceu a vara”.

O presidente do OLCA destaca ainda o «binómio tradição-inovação que traduz este espectáculo, que apesar de recuperar a tradição de músicas populares de Natal portuguesas, é simultaneamente inovador, na medida em que se distancia dos concertos de Natal de música erudita, a que o público está habituado». Acácio Sousa desafia os leirienses a marcarem presença neste concerto para «celebrar o regresso da Orquestra Sinfónica de Leiria e experienciar a tradição natalícia portuguesa, pela fruição da música, neste espectáculo inédito na região».

.

Midlandcom – Consultores em Comunicação

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*