Almoço solidário a favor dos Bombeiros Voluntários de Carregal do Sal rendeu mais de 1.500 euros

Cerca de 300 pessoas participaram no almoço solidário que os proprietários do Talho Luís/Fumeiro Flor de Sal e da firma Ribeiro Seguros, sensibilizados pela tragédia do incêndio que assolou a região em Outubro, realizaram no sábado, 02 de Dezembro, a favor dos Bombeiros Voluntários de Carregal do Sal, proporcionando-lhes uma ajuda monetária de mais de 1.500 euros.

Beneficiando de condições climáticas favoráveis e de um sol radioso, sem necessidade de recurso à alternativa em caso de tempo adverso, o almoço teve lugar na Rua São João de Deus, em pleno centro da vila de Carregal do Sal, precisamente no troço entre aqueles dois estabelecimentos comerciais.

A ideia partiu de Luís Santos, tornando a comemoração do quarto aniversário do seu talho numa causa solidária para ajuda da corporação de bombeiros, face ao extraordinário esforço a que foi sujeita naquele trágico incêndio, em que o próprio concelho foi fortemente devastado, com uma vítima mortal, feridos graves, morte de animais e avultados prejuízos na sua mancha florestal, em casas de habitação e em instalações e equipamentos agrícolas.

Tendo mudado a sede da sua firma de seguros para aquela rua há um ano, também Nuno Ribeiro tencionava assinalar o aniversário e, ao tomar conhecimento da intenção de Luís Santos, juntou-se-lhe no pagamento das despesas do almoço e, a partir daí, assinalaram em conjunto a localização dos seus estabelecimentos na mesma rua, praticamente de frente um para o outro.

Trata-se de dois empresários bem sucedidos no comércio local, que certamente colheram ainda mais simpatias da população com este gesto solidário. Luís Santos fez do seu talho/fumeiro uma referência de qualidade na área de enchidos artesanais no nosso país, partindo da garantia de que todas as suas carnes e iguarias tradicionais são comercializadas, criadas, seleccionadas e transformadas ali. Nuno Ribeiro dá continuidade a uma tradição de família na área dos seguros, iniciada pelo seu pai há 30 anos, e iniciou em 2009 uma nova etapa como mediador exclusivo de uma das mais conceituadas seguradoras.

Também a florista Fatibel, de Carregal do Sal, se associou à iniciativa ao oferecer os arranjos florais que enfeitavam as mesas do almoço, ficando estabelecido o donativo de três euros por cada arranjo, igualmente a favor da corporação dos bombeiros.

Constituído por vitela e porco no espeto, arroz com feijão, bebidas e sobremesa de bolo-rei e bolo-rainha, o almoço não teve preço específico, ficando cada pessoa livre de contribuir com o valor que quisesse a partir de cinco euros. Quem contribuiu com mais de 25 euros teve direito à oferta de um exemplar do livro dos 75 anos dos Bombeiros Voluntários de Carregal do Sal, da autoria de Hermínio Cunha Marques, editado em Setembro de 2016. Segundo informação de António Marques Ferreira, presidente da Direcção, foram oferecidos, naquela condição, cerca de 30 exemplares, o que também contribuiu para que a receita do almoço ultrapassasse 1.500 euros, revertendo a mesma totalmente a favor da associação dos bombeiros. Além disso, a ocasião foi aproveitada para angariação de novos sócios, tendo aquele dirigente referido o registo de duas dezenas de inscrições.

Relativamente à vertente solidária do almoço, disse António Marques Ferreira: «É uma iniciativa louvável e temos de prestar um grande reconhecimento a estas pessoas. Gostaríamos que mais pessoas se associassem a estes eventos e que houvesse mais eventos destes para termos alguns donativos como este, que são úteis para a Associação, e num ano em que houve grandes desgastes de viaturas e de material dão sempre o seu jeito. Temos de estar agradecidos a estes dois empresários, pois têm estado e continuam a estar de braços abertos para com a colectividade, além de outros cá, no Carregal, que também, directa ou indirectamente, nos têm ajudado».

Lino Dias

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*