Concurso: Plano de Uma Floresta Sustentável para a Freguesia de Beijós

O Clube Soroptimist International Estoril Cascais e a Associação Cultura e Desportiva de Beijós lançam um Concurso de Ideias para a elaboração de um Plano para UMA Floresta Sustentável para as aldeias da Freguesia de Beijós, no concelho de Carregal do Sal.
As aldeias foram fortemente fustigadas pelos incêndios de Outubro 2017 e quase todas as famílias sofreram perdas materiais significativas.  A recuperação do desastre deve ser orientado para a sustentabilidade da Floresta, das aldeias e dos mais de 400 proprietários florestais e agrícolas.
O Concurso, de âmbito nacional, tem como objetivo principal sensibilizar os jovens, os estudantes do ensino superior e as populações locais para a problemática da Sustentabilidade, através da elaboração e discussão de trabalhos e de novas abordagens sobre como criar e gerir Uma Floresta Sustentável ao nível da aldeia.
Com esta iniciativa pretende-se também contribuir para a mobilização das populações locais, para o conhecimento e adesão a boas praticas e para a criação de soluções necessárias e possíveis, tendentes a melhorar a sustentabilidade da floresta local e a diminuir os riscos inerentes, a fim de apoiar a recuperação dos meios de subsistência individuais e coletivos, centrados na agricultura, pastorícia e floresta.
Dirigido a aldeias fortemente ameaçadas e prejudicadas pelos incêndios de 2017, este Concurso é um o contributo para a primeira fase de um processo de reflorestação sustentável, e para a conjugação de esforços e criação de consensos em torno de um Plano de Reflorestação a implementar em fases posteriores.

Destinatários e Como Concorrer

O Concurso de Ideias visa um Plano para UMA Floresta Sustentável e está aberto a jovens dos 18 aos 45 anos. Os trabalhos poderão ser apresentados individualmente ou equipas de até 3 elementos, caracterizadas pela diversidade de género e de especialidade, desde que um dos membros seja estudante do ensino superior.
Os participantes devem apresentar os trabalhos sob a forma de relatório com o máximo de 15 páginas, excluindo anexos. Os trabalhos poderão ser complementados por material ilustrativo adequado (vídeo, imagens, gráficos, mapas GIS, Powerpoint, etc.).
Os autores dos 5 Trabalhos melhor classificados pelo Júri serão convidados a apresentar as suas propostas em sessões locais de discussão e consulta pública.
Os trabalhos deverão ser enviados por correio eletrónico, para o Clube Soroptimist Estoril Cascais,
soroptimistestorilcascais@gmail.com , até 31 de Janeiro de 2018.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*