BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DO MOGADOURO – 0406

TEIXEIRA DA SILVA  *

Teixeira da Silva.JPG

.

MOGADOURO é uma vila raiana com cerca de três mil e quinhentos habitantes no seu perímetro urbano e onde se falam duas línguas, a mãe (português) e a fronteiriça (mirandês). É sede de um município fundado no ano de 1272, atualmente composto por vinte e uma freguesias, em cuja área total de 760,65 quilómetros quadrados residem em permanência (dados do recenseamento de 2011) à volta de nove mil e quinhentos habitantes, o que conduz à densidade populacional de pouco mais de doze habitantes/quilómetro quadrado. Tem como orago o São Mamede.
.
ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DO MOGADOURO é o corpo de bombeiros que presta auxílio em toda a área concelhia. Para cabal cumprimento desse desiderato possui um acervo de trinta veículos e um quadro ativo formado por cem bombeiros.
Entre esse acervo está um Posto de Emergência Médica, com ambulância do INEM, e uma embarcação para o salvamento de pessoas e bens nas bacias hidrográficas dos rios Douro e Sabor e ainda nas três albufeiras localizadas na área do daquele concelho do planalto mirandês.
O quartel/sede localiza-se em zona nobre da vila, concretamente na Avenida dos Comandos, número 21.
A Banda Filarmónica de Mogadouro é uma das suas valências e foi graças a esta Associação de Bombeiros que ainda sobrevive, por a ter acolhido quando foi extinta a Casa do Povo, altura em que corria o risco de desaparecer.  A Banda tinha sido fundada em 1864 com o nome Sociedade Recreativa Mogadourense e teve como primeiro regente o Sr. Lecombe, de origem francesa.
Considerando-se que foi fundada em 29 de julho de 1932, a corporação encontra-se a findar o ano comemorativo do seu octogésimo quinto aniversário.
.
(Informação recolhida in “Portal dos Bombeiros Portugueses” e pesquisas na Internet)
.

* Gondomar, Porto, Portugal

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*