O Azulejo Português em exposição no Museu Municipal de Carregal do Sal

Está patente no Museu Municipal de Carregal do Sal, até 24 de Janeiro, uma exposição promovida pelas professoras Isabel Várzeas e Josefa Reis e desenvolvida com os alunos do 9.º ano do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal no âmbito do projecto “Vamos desARRUMAR a OBRA” – O Azulejo Português.

O projecto foi explorado em três fases distintas. As duas primeiras foram executadas em formato bidimensional com a aplicação de conteúdos leccionados inscritos no registo simples do desenho livre e de observação, da interpretação e reinterpretação de ícone visuais através da pesquisa do tema, passando para a aplicação de construções básicas geométricas como a construção rigorosa de polígonos simples, arcos, espirais, simetrias, estruturas, aplicação de escalas e proporção, exploradas num mosaico em pintura aguarela. A última fase está realizada em formato tridimensional, em que os alunos criaram o azulejo, realizando a pintura recorrendo a material próprio da cerâmica e que terá como objectivo a participação dos alunos na criação do “Painel da Consciência”.

Aquele painel compõe uma das actividades planificadas pelo projecto UNESCO do AECS, aquando a recepção de grupos visitantes à Casa do Passal em forma de tributo a Aristides de Sousa Mendes.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*