Grupo Folclórico D’ Alegria de Vila Meã realizou segundo encontro de cantar de janeiras

Depois da primeira experiência no ano passado em encontro deste género, o Grupo Folclórico D’ Alegria de Vila Meã tomou-lhe o gosto e realizou no último sábado, 06 de Janeiro, o seu 2.º Encontro de Cantar de Janeiras, mantendo a originalidade, no que ao concelho de Carregal do Sal diz respeito, de juntar os grupos na rua, em redor de um braseiro de cepos do Natal.

Tal como da primeira vez, também agora os cânticos foram entoados no Largo de São Domingos, praça principal da povoação, ao lado do presépio artístico, com figuras animadas, que o Grupo D’Alegria ali teve exposto desde o dia 02 de Dezembro.

Além do grupo anfitrião, participaram no encontro, iniciado às 20h30, o Grupo de Cantares de Janeiras da Associação Académica de Viseu e o Grupo de Cantares de São João de Areias, perante dezenas de populares. Por sobreposição de festividades no concelho, ao autor destas linhas só foi possível presenciar parte da actuação do grupo de São João de Areias, último a actuar, mas ainda a tempo de verificar a animação reinante naquele largo e registar a confecção das filhoses e do café de cevada de que todos partilharam depois de concluídas as actuações.

Quando praticamente se deixou de andar de porta em porta a pedir as janeiras e os reis, sem dúvida que o figurino deste encontro de cantares é o que mais se aproxima das vivências de outros tempos e das tradições dos nossos antepassados.

Lino Dias

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*