Novo encontro da IPSS do concelho de Carregal do Sal em celebração adiada do Dia do Idoso

Tendo o concelho de Carregal do Sal sido também atingido pela tragédia dos incêndios de Outubro do ano passado, houve actividades recreativas e sociais que foram canceladas, nuns casos, ou adiadas, noutras situações, sobretudo pelo clima emocional que se viveu na altura e nos meses sequentes face à medonha onda de destruição, perdas e prejuízos em povoações de todas as suas freguesias.

O Dia Internacional do Idoso, celebrado a 01 de Outubro, que a Rede Social Concelhia de Carregal do Sal comemora com um encontro anual das instituições particulares de solidariedade social (IPSS) do concelho, foi uma dessas actividades adiadas, vindo a realizar-se agora, no último sábado, 06 de Janeiro, no pavilhão polivalente dos Bombeiros Voluntários de Carregal do Sal.

Juntou utentes da Santa Casa da Misericórdia de Carregal do Sal, do Centro Social Profª Elisa Barros da Silva de Cabanas de Viriato, da Fundação Comendador José Nunes Martins de Oliveira do Conde e das Cáritas Paroquiais de Beijós, Parada e Oliveira do Conde, acompanhados dos respectivos técnicos e auxiliares, num almoço de especial confraternização, participado por 170 pessoas, incluindo autarcas e directores daquelas instituições, onde se contavam Rogério Abrantes, presidente da Câmara Municipal, Ana Cristina Borges, vereadora da Acção Social, Jorge Gomes, presidente da Assembleia Municipal, Ana Marília Pêga, chefe do sector de Acção Social do município, António Pinto, presidente da Junta de Freguesia de Carregal do Sal, António Borges, presidente da Junta de Freguesia de Oliveira do Conde, Sónia Nascimento, secretária da Junta de Freguesia de Carregal do Sal, Ilda Cordeiro, secretária da Junta de Freguesia de Parada, Andreia Marques, secretária da Junta de Freguesia de Beijós, Jorge Saraiva, provedor do munícipe, Joana Lopes, representante do Centro de Saúde de Carregal do Sal, Odete Silva, vice-provedora da Santa Casa da Misericórdia,  Luís Fidalgo, Ricardo Seabra e Maria Gracinda Aguiar, directores do Centro Social Profª Elisa Barros da Silva. Também marcou presença, em visita de cortesia, o padre Álvaro Arede, responsável da Fundação José Nunes Martins e da Cáritas de Oliveira do Conde.

Confeccionada e servida pelo Restaurante Delícias do Dão, de Santa Comba Dão, a ementa constou de entradas, creme de cenoura, misto de vitela e lombo assado com batatas alouradas e feijão verde, e sobremesa de doce e salada de fruta. A satisfação foi geral, tanto pelo primor da confecção como pela abundância de comida.

Habitualmente, cada encontro inclui também uma componente de animação musical, que desta vez estava a cargo do grupo LP Music, o qual, apesar de estar presente, não chegou a actuar devido ao falecimento de um bombeiro daquela corporação em acidente com viatura de serviço particular. Como tal, todos recolheram às suas instituições antes do que seria suposto, mas satisfeitos por terem vivido um dia diferente e por terem encontrado amigos e conhecidos que não viam há algum tempo. Além disso, terão levado o sentimento de que não estão esquecidos, sendo isso também um dos objectivos do encontro.

Devido ao seu estado gripal, o presidente da Câmara retirou-se mais cedo, tendo cabido à vereadora substituí-lo nos agradecimentos e nas palavras finais dirigidas aos idosos ali reunidos.

Lino Dias

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*