Festa religiosa de Vila Dianteira em honra de São Silvestre

Vila Dianteira, aldeia confinante com São João de Areias, sede da respectiva freguesia, voltou a engalanar-se no domingo, 07 de Janeiro, para os festejos religiosos anuais em honra do padroeiro São Silvestre, papa que, no reinado do imperador romano Constantino I, determinou o fim da perseguição aos cristãos e legalizou a religião cristã.

A festa começou às 14h30 com a missa solene, celebrada pelo pároco Pedro Leitão, com coro de músicos da Banda Filarmónica de São João de Areias. A capela apresentava-se cuidadosamente enfeitada, o mesmo sucedendo com os andores, dando a perceber o zelo havido na sua ornamentação, facto que o pároco agradeceu aos mordomos, assim como o empenho na organização da festa.

Seguiu-se a tradicional procissão, fazendo transportar a ombros os andores com as imagens do Menino Jesus, de Santa Luzia, Nossa Senhora da Conceição e São Silvestre, abrilhantada musicalmente pela Banda Filarmónica.

Depois de a procissão ter percorrido o extenso percurso circular, indo de uma ponta à outra da aldeia, foi no exterior da capela, à entrada, que o sacerdote procedeu à bênção final. Foi também ali que Banda Filarmónica, dirigida pelo maestro Pedro Carvalho. fez a despedida, brindando as dezenas de pessoas presentes como uma bonita marcha.

A organização da festa coube a Isabel Silva, Maria de Lurdes Alves Mamede, Maria de Fátima Brito Neves e António Antunes Pereira, mordomos que cessaram funções. Para sua substituição, nomearam António Nunes Brito, Ricardo Costa, Pedro Ruas, Cristina Costa, Inês Santos Brito, Isabel Silva e Maria Dores Rodrigues.

Lino Dias

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*