BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DA FIGUEIRA DA FOZ – 0603

TEIXEIRA DA SILVA  *

Teixeira da Silva.JPG

.

FIGUEIRA DA FOZ é uma cidade em cujo perímetro urbano residem cerca de vinte e oito mil habitantes, sendo assim a segunda maior cidade do distrito de Coimbra. É sede de um município fundado no ano de 1771, presentemente composto por catorze freguesias e em cuja área total de 379,05 quilómetros quadrados habitam em permanência à volta de sessenta dois mil e cem indivíduos de ambos os sexos, o que transporta à densidade populacional de pouco mais de cento e sessenta três habitantes/quilómetro quadrado. A cidade localiza-se na foz do rio Mondego. O concelho adotou o São Julião como orago. 
.
ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DA FIGUEIRA DA FOZ é um dos dois corpos que atuam em toda a área concelhia. O quartel/sede encontra-se localizado na Rua Heróis do Ultramar, sendo o acervo constituído por cerca de trinta e cinco veículos se se considerar toda a tipologia existente e a embarcação para apoio marítimo/fluvial e socorro a náufragos. O quadro ativo é formado por quase uma centena de bombeiros de ambos os sexos.
A história diz-nos que a fundação desta corporação de bombeiros em 19 de dezembro de 1882 se deveu a um incêndio ocorrido em 14 de novembro daquele ano na casa de uma pobre conhecida pela “Dona Sancha”, em que intervieram os “municipais” que mal conseguiram um eficaz combate. Uma Comissão Organizadora  formada pelos ilustres Custodio Braz de Lemos, João Maria Vianna, Julio Braz de Lemos, Manoel Ramos d’Oliveira, António Augusto Maia, José Maria d’Oliveira , Custódio dos Santos, Ernesto Fernandes Thomaz e João Maria Rocha Junior foi constituida logo no dia 18 daquele mês, tendo no dia imediato começado com a subscrição de donativos com vista à aquisição de material apoiados por outros sessenta figueirenses anónimos. O primeiro diretor foi o  Custódio Braz de Lemos e o primeiro Comandante foi o Ernesto Fernandes Thomaz. No seu já longo historial contam-se já oito sedes e outros tantos quarteis, sendo o presente as antigas instalações de um armazém de bacalhau que foram doadas pela autarquia em 1982 e que se encontram em obras de recuperação e melhoramento.
A associação foi agraciada com a atribuição da “Fénix de Honra” pela Liga dos Bombeiros Portugueses em maio de 2013.
.
(Baseado na página web da própria associação)
.

NOTA: A cidade e o concelho são também servidos pelos Bombeiros Municipais da Figueira da Foz (0602), geridos pela autarquia e fundados em 11 de março de 1865, cujas instalações se situam no Largo Padre Arménio Marques.

.

* Gondomar, Porto, Portugal

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*