Festa anual de Parada em honra de São Brás e Feira da Árvore

Realizou-se ontem, 04 de Fevereiro, a festa religiosa anual de Parada em honra de São Brás, voltando a atrair muita gente, também em função da tradicional feira da árvore.

A par dos comerciantes de árvores, também barracas de farturas e bancas com venda de bolos deram aspecto festivo ao largo onde a feira se realizou.

As cerimónias religiosas conheceram desta vez uma alteração, tendo a missa solene e a procissão de andores sido realizadas da parte da manhã, pois era costume a procissão sair da parte da tarde.

Celebrada às 10h30 pelo respectivo pároco, Pe. Ramiro Ribeiro, a missa solene registou enchente da igreja paroquial, o que contribuiu igualmente para a numerosa participação de fiéis na procissão.

Abrilhantada pela banda musical Novo Milénio, de Penacova, a procissão transportou andores com as imagens do Menino Jesus, de São Sebastião, Imaculado Coração de Maria e São Brás, percorrendo o trajecto habitual, por ruas da parte sul da povoação.

Como se tornou costume, no recolher da procissão a banda entrou na igreja tocando “Amar como Jesus amou”, pormenor que o pároco e os fiéis muito apreciam, depois repetido a pedido do sacerdote, afirmando que “quem canta seus males espanta”.

Em palavras da bênção final, Pe. Ramiro agradeceu a quem ajudou a realizar a festa e convidou os paroquianos a voltarem da parte da tarde para a recitação do terço, deixando-lhes mais um dos seus oportunos aforismos: “Quem reza e escuta, seus males enxuta”.

A banda também voltou da parte da tarde, dessa vez para a costumada animação recreativa, atendendo a pedido do pároco, responsável pela organização da festa, apoiado por habituais colaboradores.

Lino Dias

1 Comment

  1. essas fotos estao sensilhamente maravilhosas, que bonita festa digna de admirar, felicíto ás pessoas protagonistas deste belo e histórico acto,e ao padre Ramiro que nao se poe velho que Deus o conserve assim por muitos anos AMEN…………

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*