BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE VENDAS NOVAS – 0702

TEIXEIRA DA SILVA  *

Teixeira da Silva.JPG

.

VENDAS NOVAS é uma cidade alentejana onde residem cerca de onze mil e cem pessoas no seu perímetro urbano. É sede de um município criado somente em 07 de setembro de 1962, constituído por duas freguesias que tem a área total de 222,39 quilómetros quadrados, ocupada por sensivelmente onze mil e oitocentos habitantes em regime de permanência (recenseamento de 2011), o que transporta à densidade populacional de pouco mais de cinquenta e três habitantes/quilómetro quadrado. A autarquia assumiu o Santo António como orago.
.
ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE VENDAS NOVAS é o corpo de bombeiros cuja área de afetação corresponde à totalidade do concelho e encontrando-se instalada no quartel/sede localizado no ora Largo dos Bombeiros Voluntários. O seu espólio é de cerca de vinte e cinco viaturas se consideramos toda a tipologia existente.
Esta corporação de bombeiros foi fundada em 23 de março de 1926, sendo seu primeiro presidente o saudoso José António Brissos.
O quartel/sede inicial foi numa dependência à altura pertença da Junta de Freguesia local – lá funcionara a antiga cadeia – no hoje denominado Largo da Câmara. Contudo estas instalações eram precárias e desadequadas à missão, devido à falta de espaço.
No dia 27 de maio de 1962 é inaugurado com pompa e circunstância o novo e atual quartel/sede onde se fizeram representar diversas corporações congéneres e as altas individualidades oficiais da época. 
.
(Baseado na página web da própria associação e no portal dos Bombeiros Portugueses) 

.

* Gondomar, Porto, Portugal

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*