Folias & Tropelias voltou a animar Carregal do Sal com o Sábado de Carnaval e o Jantar Fantasy

A imaginação e a exuberância sobressaíram da espectacularidade com que o desfile de Sábado de Carnaval e o Jantar Fantasy da Associação Cultural Folias & Tropelias animaram a vila de Carregal do Sal no dia 10 de Fevereiro.

Antecedendo o Jantar Fantasy, já com 18 anos de existência, o desfile carnavalesco, iniciativa mais recente daquela associação, tornou-se, em poucos anos, numa atracção de grande impacto pela qualidade e originalidade dos carros alegóricos daquele corso, estando até os mesmos a concurso, com bons prémios, assim como pela diversidade dos trajes exibidos pelos foliões.

A partir do meio da tarde, a Rua António Victor Júnior conheceu um frenesim fora do comum com a chegada dos carros à concentração dos foliões e com os preparativos para o desfile, onde já muita gente se agrupava, às centenas, fazendo prever que muito mais pessoas iriam estar nas ruas a assistir.

Tal aconteceu, de facto, sobretudo na artéria central que atravessa a vila, assim como, depois, na concentração final, igualmente junto ao Julgado de Paz, também na expectativa da atribuição dos 1.º e 2.º prémios, decidida por um júri constituído por Hermínio Marques, director do Agrupamento de Escolas, e António Castanheira, presidente da Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários.

O grupo de bombos da Associação Cultural Zés Pereiras de Oliveira do Conde abriu o desfile, novamente convidado a participar na folia. Duas viaturas dos bombeiros de Carregal do Sal acompanharam o corso, em serviço de prevenção, e a GNR encarregou-se do controlo do trânsito, de forma a que tudo decorresse em segurança.

«Melhorou brutalmente, temos mais do dobro dos participantes e dos carros», realçou Pedro Castanheira, presidente da Direcção da associação organizadora e principal dinamizador destes festejos, em depoimento a esta reportagem. Também Hermínio Marques se prestou a um depoimento, afirmando: «Se há quarenta anos faziam isto, porque não fazer agora? Vai indo um passinho ano a ano, mas já está muito bom!».

Vários carros mereciam sair premiados e, como tal, não foi fácil a opção do júri, acabando por atribuir o 1.º prémio ao carro “Caniços 69”, saído do quartel dos bombeiros, e o 2.º prémio ao carro “Carnaval das Maravilhas”, executado por foliões da povoação de Pinheiro. Foram premiados com valores monetários de 230 e 80 euros, respectivamente, ambos patrocinados pela fábrica de confecções Euroralex.

A folia invadiu depois o pavilhão polivalente da Escola Secundária, onde decorreu, a partir das 20h00, o grandioso Jantar Fantasy, limitado a 450 inscrições, mas mais poderiam ter sido se as condições de logística e segurança daquele espaço o permitissem. Era obrigatório a todos apresentarem-se vestidos a preceito, o que proporcionou um cenário multicolorido e multifacetado, onde a diversidade das fantasias e o espírito carnavalesco criavam um ambiente verdadeiramente festivo, aliás, como tem sido norma nas edições anteriores.

Já habitual, também desta vez a refeição foi confeccionada e servida pelo Restaurante Delícias do Dão, de Santa Comba Dão, e a animação esteve novamente a cargo da Banda Play, de Viseu, até às 02h00, continuando até às 06h00 de domingo com os DJs Vacaciones e Tó Patusco.

À meia-noite foi anunciada a atribuição dos prémios aos melhores fantasiados do jantar, em grupo e individual. O prémio de grupo, no valor de 100 euros, patrocinado pela Farmácia Rodrigues, foi atribuído ao “Gang das Caipiras” e o prémio individual, no valor de 50 euros, patrocinado pela empresa Smart Wise, coube à dupla “Araras”. Foi ainda premiada a melhor performance, atribuída a Aldina Sobral pelo público, ao apelar mais intensamente a seu favor na competição com o representante da Adefhitness. Recebeu como prémio duas garrafas de vinho Mariposa, patrocinado pela Quinta da Mariposa.

Sem dúvida que a vila Carregal do Sal está a tomar já visibilidade nos festejos carnavalescos, como que a recuperar do extinto Carnaval que tanta fama granjeou e que a Associação Cultural Folias & Tropelias está a dinamizar e a remodelar, adaptando-o aos novos tempos. O concelho fica assim também mais enriquecido em festejos de Carnaval, que já se destacava na região com a centenária Queima da Comadre e do Compadre, em Alvarelhos e o grandioso e genuíno Carnaval de Cabanas de Viriato.

VIDEO AQUI

VIDEO AQUI

Lino Dias

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*