BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE PORTEL – 0712

TEIXEIRA DA SILVA  *

Teixeira da Silva.JPG

.

PORTEL é uma vila alentejana, habitada no centro urbano por cerca de duas mil e seiscentas pessoas de ambos os sexos. É sede de um município fundado no ano de 1262, em nossos dias composto por seis freguesias e em cuja área total de 601,01 quilómetros quadrados, habitam em permanência (recenseamento de 2011) sensivelmente seis mil e quatrocentos indivíduos, o que transporta à densidade populacional de pouco mais de dez habitantes/quilómetro quadrado. O concelho assumiu como orago a Nossa Senhora da Alagoa.
.
ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE PORTEL é o corpo de bombeiros que tem como área de atuação própria a totalidade do concelho. Foi fundada em 19 de dezembro de 1979, possuindo as suas instalações, localizadas no quartel/sede situado ao sítio da Horta da Cruz. Mantem um corpo ativo de cerca de seis dezenas de bombeiros de ambos os sexos e um espólio de trinta veículos se consideramos toda a tipologia existente, incluindo uma embarcação para apoio e socorro fluvial. De entre os elementos que formam o corpo ativo existe uma dezena de homens com a formação de “mergulhador”.
Esta corporação de bombeiros mantem em atividade uma fanfarra totalmente constituída por elementos dos seus quadros ativo e de honra.  e que atua com regularidade em festas no concelho e noutras zonas vizinhas.
.
(Baseado no portal dos Bombeiros Portugueses)

.

* Gondomar, Porto, Portugal

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*